MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Açaí vira ingrediente de receitas que abastecem um festival no Pará


Açaí é usado no preparo de vários tipos de bolos, tortas, rocambole e licor.
Fruto gera emprego e renda a famílias de Inhangapi, no Pará.

Do Globo Rural
O açaí é uma das principais fontes de renda dos agricultores de Inhangapi, no Pará. Em época de colheita, o fruto vira ingrediente das receitas que abastecem um festival no município.
O agricultor Adauto de Souza tem um plantio com dez mil pés de açaí. No primeiro ano de colheita, ele tira cerca de 50 latas do fruto por semana. A previsão é de lucros maiores já na próxima safra.
O principal produto agrícola de Inhangapi é também o que mais gera emprego e renda. Famílias inteiras trabalham na produção e colheita do fruto. O trabalhoador rural Manoel Ferreira recebe diárias de R$ 30 apanhando açaí.
Há 15 anos, o município promove o Festival do Açaí para comemorar a produção. O vinho do açaí é o principal ingrediente de pratos típicos da festa. São vários tipos de bolos, tortas, rocambole e licor de açaí. Nos três dias de evento, serão distribuídas aos visitantes 14 mil doses acompanhadas de farinha de mandioca ou de tapioca.
Depois, os visitantes aproveitam a água fria do rio que dá nome à cidade para refrescar o calor do verão amazônico. O Pará é responsável por 85% do açaí produzido no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário