MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de abril de 2012

Tempo para negociar com Irã está acabando, diz Hillary


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Riad - A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, deixou claro neste sábado que o tempo está acabando para a diplomacia sobre o programa nuclear do Irã e afirmou que as negociações para evitar que Teerã desenvolva armas nucleares prosseguirão em meados de abril.

Com especulações sobre um possível ataque militar dos Estados Unidos ou de Israel pesando sobre a próxima rodada de discussões em Istambul no dia 13 de abril, Hillary disse que a "janela de oportunidade do Irã" para uma solução pacífica "não ficará aberta para sempre".

Ela também expressou dúvidas sobre se o Irã tem qualquer intenção de negociar uma solução que satisfaça os EUA, Israel e outros países que acreditam que os iranianos estão tentando desenvolver armas nucleares. Teerã defende que seu programa tem apenas fins pacíficos como pesquisas e geração de energia.

"Iremos com uma intenção: resolver as preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano", disse Hillary numa conferência sobre segurança na Arábia Saudita.

As afirmações da secretária se seguiram ao anúncio do presidente dos EUA, Barack Obama, na sexta-feira de que seu país está avançando em direção a penalidades destinadas a privar o Irã da receita do petróleo, enquanto também trabalha com a Arábia Saudita e outros países do Golfo Pérsico para assegurar a oferta mundial da commodity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário