MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de abril de 2012

Recife recebe ações pelo dia de conscientização do autismo


Distribuição de panfletos e caminhada fazem parte do movimento.
Prédios e monumentos de várias cidades do país estão iluminados de azul.

Vitor Tavares Do G1 PE
Palácio do Campo das Princesas iluminado de azul (Foto: Ana Cláudia Prazeres / Divulgação)Palácio do Campo das Princesas está iluminado
de azul desde a noite do sábado (Divulgação)
No dia 2 de abril é celebrado o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Recife, Associação dos Amigos do Autista/Grupo de Estudos sobre o Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Ama-Getid) vai realizar algumas atividades neste domingo (1º) e na segunda-feira (2). O objetivo é atingir os pais que possuem filhos autistas e toda a sociedade, ainda pouco informada sobre o assunto.
As ações começam nesta manhã, com orientações e distribuição de panfletos, com profissionais e pais, no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, e na Praia de Boa Viagem, em frente ao Edifício Portugal, na Zona Sul, de onde sairá uma caminhada. “A importância é justamente mostrar à sociedade o que é o autismo e quebrar alguns mitos sobre a criança e a pessoa autista. É muito confundido com deficiência mental, mas é uma síndrome, ela tem suas acomodações. A sociedade é desinformada sobre como lidar com a pessoa, como entender”, explica Ana Cláudia Albuquerque, presidente da Ama-Getid em Pernambuco.
Quando Ana Cláudia percebeu que seu filho, aos 3 anos de idade, possuía algumas dificuldades de se relacionar socialmente, procurou médicos. O primeiro diagnosticou o autismo e disse: “mãe, seu filho é uma plantinha”. Inconformada com a possibilidade de seu filho viver uma vida de “vegetal”, procurou outro. O segundo revelou que o tratamento só poderia acontecer através de “gotinhas mágicas”, ou seja, remédio de tarja preta. O terceiro, e último, ofereceu a possibilidade de desenvolvimento, tratamento, vida normal. Hoje, aos 5 anos, o pequeno fala e brinca como qualquer criança.
O autismo é uma síndrome comportamental, ocasionada por conta de um distúrbio de desenvolvimento. A principal característica é o déficit na interação social, combinado com dificuldades de linguagem e alterações de comportamento. Segundo especialistas, não há um tratamento padrão, cada paciente precisa de um acompanhamento individual, de acordo com necessidades e deficiências.
Para Ana Cláudia, o desconhecimento da sociedade é a principal dificuldade encontrada pelos autistas e familiares. “Os autistas têm uma disfunção sensorial que causam alguns tipos de reações às quais a sociedade não está acostumada. Ser autista não é ser sem desenvolvimento. A partir do momento que a gente souber o que é e começar a vivenciar a vida deles, deixa de ser algo estranho”, contou. "Claro que meu filho apresenta alguns sinais às vezes, como fazer movimentos repetitivos, mas eu entendo e sei com lidar. Se eu fosse acreditar na primeira médica, não teria lutado por ele", concluiu.
A programação do dia da conscientização prossegue à tarde, com um passeio que sairá do Parque da Jaqueira, às 15h30, e vai até o Museu do Estado, pela Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. Na segunda-feira haverá ações de orientação em diversas escolas do Grande Recife. Finalizando as ações, às 18h, a campanha acontece no Parque 13 de Maio, no centro da capital.
Azul
Pelo fato de a síndrome do autismo atingir, em sua grande maioria, os meninos, a cor azul foi escolhida como o símbolo da campanha. Em todo o Brasil, monumentos estarão iluminados, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Ponte Estaiada, em São Paulo. No Recife, alguns prédios também participam do ato. Dentre os confirmados, estão o Palácio do Campo das Princesas (sede do governo estadual), a Torre Digital da Globo Nordeste, o Museu do Estado, o Quartel do Derby e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário