MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Produção gaúcha de azeitonas deve aumentar em 60%


Começou a colheita da azeitona no Rio Grande do Sul.
Safra brasileira ainda é pequena, mas produção está crescendo.

Do Globo Rural
A colheita deste ano impressiona. Em um pomar de 12 hectares, que fica em Cachoeira do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, o agricultor José Alberto está satisfeito com a produção de azeitonas. O clima seco foi bom para a cultura e a produção será boa. “Com o verão seco, houve pouca incidência de pragas no pomar”, explica.
Segundo a Embrapa, a cultura de oliveiras no Brasil ainda é pequena e está concentrada no Rio Grande do Sul. José Alberto Aued é o maior produtor do estado e sozinho responde por mais da metade da produção de azeitonas do país. Ele também tem pomares jovens e espera faturar muito, a curto prazo.
Depois de colhidas, as frutas já têm destino certo. Do pomar, o material é levado para uma agroindústria, onde uma atividade pioneira no país, transforma azeitona em óleo de oliva extra virgem.
Em 2011, a empresa de José Alberto produziu seis mil litros e o produto foi consumido em oito estados. Com a qualidade da safra atual, a ideia agora é atingir 10 mil litros de óleo. "No estado do Rio Grande do Sul, nós acreditamos que entre cinco e 10 anos devemos ter uma quantidade muito expressiva de pomares e uma produção maravilhosa de azeite, não só pela quantidade, mas também pela qualidade das frutas".
Segundo o agricultor, quando as oliveiras estiveram com 10 anos de idade, a produção sobe para 10 toneladas de azeitona por hectare. Hoje a produtividade está em torno de sete toneladas por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário