MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de abril de 2012

Premiê da Romênia cai após perder voto de confiança


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Bucareste - O governo da Romênia, liderado pelo primeiro-ministro Mihai Razvan Ungureanu, caiu nesta sexta-feira, após inesperadamente perder um voto de confiança no Parlamento. Agora o presidente do país, Traian Basescu, precisa escolher um novo candidato para o cargo de primeiro-ministro. As próximas eleições estão marcadas para novembro, mas podem ser antecipadas se o nomeado do presidente não conseguir apoio do Parlamento atual.

Milhares de romenos protestam há meses contra o governo de Ungureanu, nos maiores protestos políticos desde que o regime comunista foi derrubado em 1989. Os romenos protestam contra a crise econômica e o desemprego. No voto de confiança desta sexta-feira, 235 deputados votaram a favor da queda do governo, com quatro votos a mais que o necessário. Ungureanu ficou poucos meses no cargo e apenas como premiê interino. Ele substituiu o governo do primeiro-ministro Emil Boc, que caiu em fevereiro deste ano.

O governo de direita de Ungureanu caiu após perder o apoio de vários aliados, que querem se distanciar do impopular programa de cortes de gastos e também de denúncias de corrupção e nepotismo. "Hoje foi feita justiça", disse o líder da oposição, Victor Ponta. Segundo ele, o voto contra o governo representa o fim de um "sistema abusivo".

As medidas de austeridade impostas para conter o déficit no orçamento, como parte do programa de ajuda que a Romênia recebeu da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), têm atingido fortemente a população do país, que é o segundo mais pobre do bloco, depois da Bulgária. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário