MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de abril de 2012

No RS, produtores de kiwi esperam aumento de 20% nesta safra


Colheita da fruta já começou no RS, maior produtor nacional.
Qualidade da safra deve garantir bons ganhos aos agricultores.

Do Globo Rural

Na propriedade de Sérgio Bohm, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, estão plantados cinco hectares de kiwi. A expectativa para esta safra é colher 100 toneladas, 10% a mais do que em 2011.
Toda a produção vai ser vendida para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O preço varia entre R$ 0,80 e R$ 1,20 o quilo, dependendo da variedade.
O baixo custo de produção aumenta os ganhos dos produtores. A expectativa é colher duas mil toneladas nesta safra, 20% a mais do que no ano passado.
A boa produtividade foi influenciada, principalmente, pelo clima. O frio durante o inverno e a primavera favoreceu a brotação.
A qualidade da fruta também foi assegurada com a colheita dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. O produtor colhe uma amostra da fruta e extrai o suco para medir o teor de açúcar. Se estiver com seis graus, ou mais, a colheita pode ser feita.
O Brasil não produz a quantidade de kiwi suficiente para abastecer o mercado interno. Parte da fruta consumida aqui vem da Itália e do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário