MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Luz de posto de saúde é desligada e estoque de vacina é perdido no PR


Cadeado que protegia a chave geral sumiu; 1.837 doses foram perdidas.
Secretaria de saúde de Nova Santa Rosa registrou Boletim de Ocorrência.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

O desligamento da energia elétrica de uma unidade de saúde de Nova Santa Rosa, no oeste do Paraná, estragou todo o estoque de vacina do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no sábado (14), quando o último profissional saiu do local, o fornecimento de energia estava regular. Mas, na segunda-feira (16), quando a equipe chegou para trabalhar estava tudo escuro.
“Quando as vacinas entram em contato com temperaturas mais elevadas elas sofrem alterações e a gente acaba perdendo as vacinas. Normalmente, elas são mantidas entre 2º e 8º”, explicou a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Kellen Cristina Martins Rohling.
Ao todo foram perdidas 1.837 doses, que representavam todo o estoque do município. O prejuízo para os cofres públicos foi de R$ 9.315,00. No fim da tarde de segunda-feira, a Regional de Saúde repôs o material para que o calendário de vacina das crianças não fosse prejudicado.
Rohling contou que o cadeado utilizado para lacrar a chave geral sumiu e que a proteção foi adotada há alguns anos justamente porque ação semelhante já havia ocorrido. “Com certeza foi uma brincadeira de muito mau gosto, um vândalo. O prejuízo é da sociedade. A pessoa que fez isso tinha que ter consciência que qualquer um da família dela poderia precisar desta vacina”, declarou a enfermeira.
A Secretaria registrou Boletim de Ocorrência (B.O) na 47ª Delegacia Regional de Polícia de Marechal Cândido Rondon, a 27km de Nova Santa Rosa, e as vacinas estão armazenas em uma geladeira lacrada até que seja definida uma destinação para o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário