MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de abril de 2012

Japão mantém juros em até 0,1%


Taxa é a mesma desde dezembro de 2008.
BOJ também aprovou novo programa de empréstimos de US$ 12,2 bilhões.

Da EFE

O Banco do Japão (BOJ) decidiu nesta terça-feira (10) manter as taxas de juros entre 0% e 0,1%, nível em que se encontram desde dezembro de 2008, quando os rebaixou para enfrentar a crise econômica.
O BOJ realizou o anúncio após concluir sua reunião mensal de dois dias, ao tempo que considerou, assim como fez em suas avaliações nos dois últimos meses, que a atividade econômica no Japão segue "mais ou menos plana".
No entanto, estimou que, apesar de a economia global não ter superado "sua fase de desaceleração", as condições nos Estados Unidos continuaram "melhorando moderadamente", enquanto a economia europeia "deixou de deteriorar-se" e os mercados financeiros, no geral, se mantiveram estáveis.
Quanto à economia japonesa, o relatório destaca que o investimento em equipamentos industriais aumentou moderadamente, ajudado pela reconstrução de instalações atingidas pelo terremoto e o tsunami de 2011.
O BOJ também explica que o consumo privado, que representa 60% do PIB nacional, cresceu, em parte, graças aos programas estatais que apoiam a compra de veículos menos poluentes, ao tempo que o índice de preços ao consumidor se manteve em torno de 0%.
Por último, embora "o alto grau de incerteza" a respeito da economia mundial não tenha se dissipado, o banco central japonês espera que o país retorne ao caminho da recuperação moderada graças a uma melhora da situação global e ao aumento da demanda interna motivada pela reconstrução das zonas devastadas em 2011.
Além disso, o BOJ aprovou nesta terça a normativa de um novo programa de empréstimos em dólares no valor de 1 trilhão de ienes (US$ 12,2 bilhões), que faz parte de seu plano de flexibilização monetária.
O programa, aprovado em março, é dirigido a instituições financeiras com grande potencial de crescimento e busca "fortalecer os pilares da economia japonesa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário