MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Gripe equina preocupa criadores do Nordeste


Indisposição, falta de apetite e tosse são sintomas da doença.
Gripe equina vem acometendo animais de vários estados do Nordeste.

Do Globo Rural

Everton Pontes é vaqueiro de uma fazenda que fica em Taquaritinga do Norte, no agreste de Pernambuco. O local tem 10 cavalos, que são usados em passeios com turistas.
Nos últimos dias, ele percebeu que os animais estavam com um comportamento estranho. Além disso, eles perderam peso, lacrimejavam e ficavam com o focinho sempre molhado: sintomas da gripe equina, doença que se pega por meio de vírus.
“É uma doença de fácil contágio, que pode ser transmitida de forma direta ou indireta, através do tratador, por exemplo”, explica o veterinário Renan Fagundes.
Os cavalos ficam tão fracos, que mal conseguem ficar em pé. Em estágios mais avançados da doença, eles podem sentir cólicas e ter infecção intestinal. Sem acompanhamento veterinário alguns chegam a morrer.
Os animais precisam ser medicados com antibióticos e para evitar que os outros também se contaminem, os doentes devem ser separados.
O surto de gripe equina começou a aparecer há cerca de dois meses e desta vez veio muito forte. Animais de vários estados do Nordeste apresentaram a doença.
De acordo com o veterinário Enrico Ortolani, consultor do Globo Rural, para evitar a disseminação do vírus, os criadores devem impedir o trânsito dos animais doentes e fazer a vacinação do restante do rebanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário