MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Famílias cuiabanas seguem tradição de se comer canjica na Sexta-Feira


Doce é obrigatório na mesa de muitos cuiabanos na Sexta-Feira da Paixão.
Aposentada lembra que antigamente canjica era feita no fogão a lenha.

Do G1 MT

 A tradição cuiabana de se comer canjica na Sexta-Feira da Paixão tem sido mantida pelas famílias até os dias atuais. O milho feito basicamente com leite, açúcar, canela e cravo é obrigatório na mesa da família da dona Maria da Glória, por exemplo. Segundo ela, o doce é preparado um dia antes do feriado.
O milho fica de molho na água de um dia para o outro e no dia seguinte é colocado para cozinhar. A canjica demora cerca de uma hora na panela de pressão para ficar pronta. "Depois que o milho estiver cozido a gente tempera com leite, leite condensado, cravo e canela", explica. Ela diz ainda que se pode acrescentar leite de côco, côco ralado e amendoim torrado.
Dona Nélia Ferreira, de 85 anos, relembra que antigamente a canjica era feita no fogão a lenha e na panela de barro. Por isso, demorava muito mais tempo para ficar pronta do que hoje. Além de saborosa, ainda há uma crença em torno do doce. "Se comer canjica em sete casas diferentes arruma um marido", contou. Ela disse que já viu a simpatia dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário