MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de abril de 2012

Em Manaus, Procissão do Senhor Morto reúne mais de três mil pessoas


Procissão contou com a presença do Movimento Consciente pela Paz.
Celebração é uma das mais tradicionais da Igreja Católica.

Tiago Melo Do G1 AM

Igreja Nossa Senhora de Fátima (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Igreja Nossa Senhora de Fátima, de onde partiu a Procissão do Senhor Morto(Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Mais de três mil fiéis se reuniram na tarde desta sexta-feira Santa (6) na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus, para a Procissão do Senhor Morto, que saiu em direção à Catedral Metropolitana, e tomou as ruas do Centro.
Momento de Crucificação de Jesus Cristo (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Momento de Crucificação de Jesus Cristo (Foto:
Tiago Melo/G1 AM)
A celebração, que é uma das mais tradicionais da Igreja Católica, retrata um calvário com o senhor crucificado e faz alusão às últimas palavras de Jesus e o momento de retirada da cruz. Após o sermão da descida da cruz, realizado de forma emocionante por Dom Luís Soares Vieira, o corpo de Jesus, simbolizado pela imagem, é colocado num esquife funerário. Em silêncio e com muita dor e piedade, é acompanhado em procissão pelas pessoas.
Durante a procissão, a imagem do corpo de Cristo é conduzida em meio aos fiéis pelas ruas do centro de Manaus e acompanhada de figuras bíblicas, como Maria, mãe de Jesus, Maria Madalena, São João, entre outros. A procissão é seguida em silêncio, ao som das matracas e de cânticos religiosos.
Procissão do Senhor Morto realizada na sexta-feira santa em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Procissão do Senhor Morto realizada na sexta-feira
santa em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Alguns fiéis, como a dona de casa, Ana Lúcia, de 67 anos, têm o costume de beijar a imagem do corpo de Jesus, em sinal de respeito ao celebrado. “Participo todos os anos da procissão e sempre venho com o objetivo de celebrar aquele que deu a vida para nos salvar e pagou pelos nossos pecados. Também venho para agradecer por tudo aquilo de bom que já me foi concedido, e pedir um pouco de saúde, porque saúde nunca é demais”, comentou a dona de casa.
A procissão ainda contou com a presença do Movimento Consciente pela Paz, grupo formado principalmente por amigos e parentes de Natália Penhalosa, estudante da Universidade Federal do Amazonas, de 19 anos, morta brutalmente no dia seis de março de 2012, durante congresso estudantil em Salvador (BA).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário