MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Campanha contra H1N1 pretende imunizar 180 mil pessoas em Manaus


Mobilização contra o vírus 'Influenza' será realizada de 5 a 25 de maio.
Campanha disponibilizará vacinas domiciliares para idosos acamados.

Do G1 AM

Campanha de Vacinação contra o vírus 'Influenza' será realizada de 5 a 25 de maio. (Foto: Naira Araújo / FDT)Campanha de Vacinação contra o vírus 'Influenza'
será realizada de 5 a 25 de maio.
(Foto: Naira Araújo / FDT)
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pretende imunizar cerca de 180 mil pessoas durante a Campanha de Vacinação contra o vírus 'Influenza' que será realizada de 5 a 25 de maio. O Ministério da Saúde (MS) estipulou a meta de vacinar 158.293 mil pessoas dos grupos de risco, ou seja, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas, idosos e indígenas, em Manaus. Este número, segundo o secretário Francisco Deodato, corresponde a 80% da população total estimada nesses quatro grupos. Estima-se que aproximadamente 18 mil profissionais de saúde também sejam imunizados.
Deodato afirma que o planejamento logístico da campanha de imunização está quase concluído e a Semsa aguarda a chegada das doses da vacina Influenza Trivalente, que serão enviadas pelo Ministério da Saúde no final deste mês. O material de divulgação da campanha já está sendo enviado aos Distritos de Saúde e na próxima semana, as gerências de vigilância epidemiológica iniciam o cronograma de treinamento das equipes que atuam nas salas de vacinação da rede municipal.
No site da Semsa já está disponível um link com informações sobre a campanha. Além do material técnico, para profissionais de saúde, existem também orientações gerais, no formato de perguntas e respostas, que podem tirar dúvidas da população em geral.
Vacinação domiciliar para idosos
A Semsa iniciará ainda em abril, o agendamento da vacinação domiciliar para os idosos impossibilitados de sair de casa. A Secretaria vai disponibilizar o telefone gratuito 0800-280-8280 para que se possa fazer o agendamento sem precisar ir a uma unidade de saúde. A data de início do serviço será divulgada em breve. “É muito importante que as famílias sejam criteriosas e só façam a solicitação do serviço naqueles casos em que o idoso esteja realmente impossibilitado de comparecer à unidade de saúde para receber a vacina”, alerta o secretário Francisco Deodato.
Dia D
Para marcar o início da campanha, no primeiro sábado de maio,1 acontece o 'Dia D' de Vacinação, quando aproximadamente 900 postos de atendimento, distribuídos por toda a cidade, funcionando das 8h às 17h, estarão funcionando para atender a demanda da campanha. “Esta ação deverá mobilizar 4 mil servidores. Além das unidades de saúde, que estarão abertas neste dia, a vacinação será oferecida em locais de grande circulação de pessoas”, disse Deodato. Após o 'Dia D', a vacina continuará disponível nas unidades da rede municipal e em pontos estratégicos, de segunda a sexta-feira. A lista com a localização dos postos será divulgada no site da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário