MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Biólogos estudam o comportamento do macaco guigó na natureza


Espécie foi identificado pelos pesquisadores em 1999.
Guigó é uma das 26 espécies de primata ameaçadas de extinção.

Do Globo Rural
O macaco guigó foi o último primata descoberto na Mata Atlântica é uma das 26 espécies de primata na lista feita pelo Ibama dos animais brasileiros ameaçados de extinção. Para entender melhor esses animais, um grupo de biólogos das universidades federais da Paraíba e de Sergipe está estudando o comportamento deles na natureza.
A reserva Refúgio da Vida Silvestre, área de Mata Atlântica no município de Capela, no leste de Sergipe é a morada do macaco guigó. Foram registradas ocorrências do guigó no litoral de Sergipe e no norte da Bahia.
Ágil, o animal se alimenta de folhas e frutos das espécies nativas da Mata Atlântica. Com pelos claros e cauda alaranjada, o guigó não passa de 80 centímetros e vive em grupos de três a sete animais. Ym desses grupos está sendo estudado desde o começo do ano por pesquisadores das universidades federais da Paraíba e de Sergipe.
A unidade de preservação permanente Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco foi criada há cinco anos. São quase 900 hectares com a principal preocupação de manter inalterado o habitat natural do macaco guigó, espécie ameaçada de extinção. Conhecendo melhor é possível ajudar na preservação.
"A ideia principal é que nós possamos com esses trabalhos, não só como o meu, mas com os outros que estão acontecendo, que tenhamos um bojo de informações que possamos ajudar a criação de políticas públicas”, explica João Pedro Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário