MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Lupi defende sobretaxar importações de veículos

 

'Se for o caso', ele também quer redução do IPI para os nacionais.
Ministro do Trabalho diz que importações triplicaram em 2011.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
Por conta do aumento das importações de veículos, e também dos estoques nos pátios dos fabricantes nacionais, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, defendeu nesta quarta-feira (14) que o governo eleve o Imposto de Importação (II) sobre os veículos importados para defender a produção local.

"Se for o caso, temos que pensar também na redução do IPI [Imposto Sobre Produtos Industrializados]", acrescentou ele. O governo federal já lançou mão da redução do IPI para defender a indústria nacional e impedir demissões no setor na primeira fase da crise internacional, em 2009. Por conta da medida, as vendas cresceram bastante.

"As importações de veículos praticamente triplicaram de um ano para outro. E temos um estoque muito alto [das montadoras nacionais nos pátios]. Não temos como concorrer no mercado internacional. O mercado nacional é nossa saída. Temos que pensar com muito cuidado em baixar o IPI ou sobretaxar importações. Temos que pensar com cuidado nos dois casos. Penso que o governo tem que olhar com muita atenção as medidas necessárias para defender a industria automobilística nacional", declarou Lupi a jornalistas.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, as contratações da indústria automobilística, em agosto deste ano, somaram 3.366, contra 5.606 vagas formais de emprego criadas em igual período do ano passado. "Vai ter férias coletivas, diminuição da carga horária, das horas extras", afirmou Lupi.

Apesar do aumento dos estoques e das importações de veículos, dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que a produção de automóveis subiu 5,5% em agosto deste ano, para 325.326 unidades, contra igual mês do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário