MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Área da odontologia que ajuda a resolver crimes é debatida em GO

 

Congresso Latino-Americano de Odontologia Legal vem pela 1ª vez ao País.
Especialistas trazem técnicas de identificação de corpos e análise de mordidas.

Do G1 GO
Ética, relação profissional-paciente, processos contra dentistas e identificação humana estão entre os temas do Congresso Latino-Americano de Odontologia Legal, que acontece em Goiânia nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), no Centro de Convenções em Goiânia. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe esse evento, que é realizado paralelamente ao 16° Congresso Internacional de Odontologia de Goiás (Ciogo).
Dentre as novidades, estão as últimas técnicas em análise de marcas de mordida, os métodos utilizados na identificação de vítimas de desastres de massa, a discussão sobre a aprovação de lei que trata dos direitos do paciente (na Argentina), casuística processual em litígios envolvendo dentistas, entre outros temas.
De acordo com o mestre em Odontologia Legal e doutor em Anatomia, Rhonan Ferreira da Silva, presidente do Congresso Latino-Americano de Odontologia Legal, essa área é a especialidade odontológica que resolve questões judiciais ou legais relacionadas com a odontologia. No Brasil, usa-se a expressão odontologia legal, mas no exterior, o termo odontologia forense é mais utilizado para a parte pericial, que normalmente está relacionada com a identificação humana pelos arcos dentais. Os dois termos são utilizados como sinônimos (legal ou forense).
Apesar de pouco conhecida do público leigo, a odontologia legal está mais presente do que se imagina na sociedade. A atividade contribui para a aplicação da lei com base na ciência odontológica. Na prática, é utilizada como parte de perícias cíveis e criminais em situações como a identificação de corpos carbonizados, solicitação de indenização em decorrência de um erro praticado por um dentista e também na identificação de criminosos.

Serviço
Congresso Latino Americano de Odontologia Legal

Data: de 22 a 24/09
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Endereço: Rua 4, portão 7, Centro
Informações: (62) 3236-3100

Nenhum comentário:

Postar um comentário