A
Indústria 4.0 é o resultado da implementação de ferramentas
tecnológicas nos processos de negócios, impactando toda a cadeia de
produção independentemente do setor de atividade. O uso de robótica,
inteligência artificial, big data ou a Internet das Coisas (IoT) ajudam a melhorar a eficiência, sustentabilidade e flexibilidade de todas as operações. Mas como saber o que o seu negócio precisa?
Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, o primeiro passo, antes de enfrentar a transformação tecnológica, é definir uma estratégia alinhada aos objetivos do negócio:
"Para
virar a chave sem problema, qualquer planejamento precisa que todos os
agentes da empresa estejam envolvidos, incluindo os gestores. Sem saber
para qual direção seguir, qualquer implementação tecnológica perde
sentido e passa a ser apenas uma série de ferramentas servindo processos
antigos”.
O
especialista entende que a digitalização da indústria passa pela
implementação de soluções tecnológicas válidas para os objetivos
definidos, mas antes de qualquer ação, é preciso identificar as
ferramentas que servirão ao propósito da empresa.
Avaliação de impacto
Para a real implantação de tecnologias nas fábricas de maneira mensurável, capaz de quantificar resultados
da transformação, Renato considera fundamental a avaliação de do
impacto de verificação, se os sistemas e medidas adotados são os mais
adequados: “Há diversas soluções para diferentes tipos de empresas. O
que funciona em uma pode não dar certo na concorrência por diversos
motivos.”
Entrando de vez na competitividade
Ao
investir em tecnologias que facilitem a adaptação da empresa à
indústria 4.0, a empresa se propõe a ser mais competitiva - quem sabe
até líder de mercado. Renato explica que, na prática, o primeiro passo é
mapear decisões futuros:
“É preciso conhecer o assunto, estudar, entender como cada empresa
e indústria se encaixam no contexto de inovação, automação e
processamento de dados. Cabe ao gestor olhar para seu cliente e entender
como reformular seus processos para evitar desperdício de dinheiro na mudança”.
“A Indústria 4.0 já é uma realidade nas empresas líderes de mercado. Esse movimento está cada vez mais presente na rotina dos negócios,
promovendo otimizações nunca vistas, mas é sempre bom reforçar que
antes de mudar os sistemas é preciso modificar a cultura interna”
finaliza Renato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário