MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

RH estratégico deve influenciar agenda ESG nas empresas

 

image.png

Referência em Gestão de Pessoas, Clarice Martins Costa foi diretora de Gente e Sustentabilidade em Lojas Renner e aborda temática em livro

Consultora e profissional de Gestão de Pessoas reconhecida e premiada no País, a gaúcha Clarice Martins Costa lança seu livro Gestão de Pessoas na Estratégia Empresarial - O Novo Papel Estratégico da Tradicional Área de RH nas Organizações, publicado pela editora Qualitymark. Na obra, um dos importantes temas contemplados pela especialista, que foi diretora de Gente e Sustentabilidade de Lojas Renner e é a primeira mulher a integrar o Conselho de Administração do Grupo Panvel, é a agenda ESG (ambiental, social e governança).

Para além das ações ligadas à sustentabilidade, outros temas tomam conta da agenda positiva de organizações focadas em ESG. “O ambiental, muitas vezes, requer uma transformação do negócio e de sua cadeia, o que exige uma mudança de mindset das lideranças. E gestão de mudança é tema estratégico da área de RH”, defende.

“ESG tem a ver com cultura organizacional. O primeiro ponto para a Gestão de Pessoas se envolver e se empoderar do tema é participar ativamente do Planejamento Estratégico e levar questionamentos sobre as temáticas. E então, desenvolver a Matriz de Materialidade, junto aos stakeholders, identificando por onde começar e os pontos de maior vulnerabilidade, e discutir junto com os líderes do C-Level”, orienta a especialista. A parte social trata de questões diretamente ligadas à área, como direitos humanos, legislação trabalhista, segurança no trabalho, remuneração justa etc. O debate sobre inclusão tem ganhado novos olhares e, em decorrência, as empresas vêm mudando sua forma de agir e adotando políticas de diversidade, de gênero, raça e etária. 

Cabe aos gestores de Pessoas se prepararem para este desafio, ampliando seu repertório, provocando os executivos a adotarem práticas ESG e identificando lideranças de ação que tenham paixão pela causa e que possam influenciar os demais colaboradores a se engajar na responsabilidade socioambiental. A mudança de mindset passa pela busca de conhecimentos e trocas de experiências, inclusive, com outras empresas. “Deve-se propor treinamentos e bench, pois há muita colaboração nessa área, mesmo entre empresas concorrentes. Esta é uma causa comum, que envolve o legado para o planeta e o próprio destino da humanidade”, destaca Clarice.

Por fim, independentemente de começar a mudança pelo ambiental ou pelo social, ela só será possível com governança. “Tem que haver transparência e comunicação. ESG permeia todos os setores, e fazer esta articulação é função do RH. A área deve assumir um papel transformador na empresa, se engajando com o setor de Sustentabilidade ou, se não houver, até mesmo trazendo para si esta responsabilidade”, avalia. Para Clarice, já é possível observar iniciativas de empresários, investidores e dirigentes de empresas buscando mostrar uma face mais humana do capitalismo, apresentando-o como um modo de produção que pode ser sensível às necessidades das sociedades e do planeta como um todo. 

Sobre a autora

Clarice Martins Costa atuou por 30 anos em Lojas Renner e é a primeira mulher no Conselho de Administração do Grupo Panvel, tendo expertise para abordar a própria transformação do então chamado - e hoje saindo de moda - setor de Recursos Humanos para Gestão de Pessoas. É autora do livro Gestão de Pessoas na Estratégia Empresarial - O Novo Papel Estratégico da Tradicional Área de RH nas Organizações, publicado pela editora Qualitymark. Com prefácio de José Galló, presidente do Conselho de Administração de Lojas Renner, a obra trata da modernização dessa área estratégica para as empresas e seus desafios diante da transformação digital, trabalhando em uníssono com o CEO e todo o C-Level das organizações. A autora explica aos leitores como se conduz com competência a Gestão Estratégica de Pessoas, a fim de buscar, manter e desenvolver talentos nas empresas. 

Psicóloga de formação, Clarice apaixonou-se por cultura organizacional, gestão de talentos, sustentabilidade, desenvolvimento de líderes e transformação digital, fazendo excepcional carreira na tradicional área de Recursos Humanos. Foi a primeira mulher a presidir a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) e, mais de uma vez, eleita Profissional do Ano por publicações do setor. Após deixar a Diretoria de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade da empresa, seguiu presidindo o Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner, além de ser membro dos comitês de Pessoas de Copersucar, Piccadilly e Grupo Panvel, onde também é conselheira independente, assim como do CIEE/RS.

Letícia Heinzelmann

Moglia Comunicação Empresarial

Fone: (51) 9 9217-9017

http://www.moglia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário