MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Tempo de manutenção da Selic depende de evolução da inflação, diz Campos Neto

 


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, evitou ontem comentar quão "suficientemente prolongada" deve ser a manutenção da Selic 


Tribuna da Bahia, Salvador
30/09/2022 06:00 | Atualizado há 24 minutos

Compartilhe
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, evitou ontem comentar quão "suficientemente prolongada" deve ser a manutenção da Selic em níveis elevados para se que chegue às metas de inflação. "Vai depender de como o processo inflacionário se desenvolve. Não temos como quantificar o que suficientemente prolongado. Deixamos claro que existem riscos para as projeções, que estamos vigilantes e que podemos inclusive voltar a subir os juros", respondeu. 
Disse ainda que a possibilidade de retomada da alta dos juros não depende de apenas um fator, mas de um conjunto de variáveis. "Não tomamos atitudes ligadas a apenas uma variável. Falamos e temos uma preocupação com a inflação de serviços. Tem um tema que ocorre em todo o mundo que é uma mudança estrutural de mão de obra. É um conjunto de fatores", repetiu. 

Ele esclareceu ainda que o Comitê de Política Monetária (Copom) considera como "redor da meta" um intervalo entre 0,2 e 0,3 ponto porcentual para cima ou para baixo. 

O presidente do Banco Central ainda minimizou a decisão dividida da última reunião do Copom. Ele argumentou que o voto dissidente de dois diretores era por uma alta residual de apenas 0,25 ponto porcentual. 

"Não foi uma diferença muito grande. O principal debate era se os 0,25 p.p, (adicionais) fortalecia a mensagem ou não. Entendemos que não fazia tanta diferente, mas alguns membros entenderam que como mensagem era importante. Alguns membros achavam que alguns componentes inflacionários podiam ter impactos mais persistentes", detalhou Campos Neto. 

Questionado se o Copom pretende deixar mais transparente no futuro o posicionamento de cada membro do colegiado, respondeu que ao longo do tempo deve haver um processo para que o mercado olhe mais as opiniões individuais de cada diretor. "Não entendemos que o dissenso é usado para mensagem, mas, sim, para refletir de fato o que aconteceu na reunião", concluiu. 

O presidente do Banco Central repetiu que as diferenças de projeções entre o BC e o mercado para a inflação decorrem de hipóteses e parâmetros. "Uma delas é a persistência de choques industriais, nosso hiato é mais aberto, há um debate sobre se a inércia mudou ou não, e tem o tema da potência da política monetária. Entendemos as diferenças de projeção e acompanhamos a progressão disso", respondeu. 

Campos Neto disse ainda que o cenário alternativo de inflação apresentado pelo Copom com hiato zero não significa que o colegiado não acredita no seu modelo, que estima o hiato em -0,9% no segundo trimestre. No mesmo período, a mediana do mercado é de -0,2%, segundo o questionário pré-Copom. 
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário