Com
mais de 3 milhões de gift cards vendidos nos últimos dois anos, a
Smash. conquistou grandes parceiros como o iFood, Zé Delivery,
Americanas, Uber, MCDonald's Spotify, Ambev, Mercado Livre e Itaú, com
uma plataforma completa para venda, compra e distribuição de Gift
Cards, que oferece uma solução para marcas aumentarem suas vendas, e
empresas incentivarem seus colaboradores.
Em
um dos anos mais desafiadores para o ecossistema de startups no Brasil,
a Smash. conseguiu crescer rapidamente, atendendo mais de 20 mil
clientes e quintuplicando o seu time de 4 para 20 pessoas em 2022.
Tudo
isso em um formato “bootstrapped”, ou seja, sem a necessidade de
aportes e rodadas de investimentos. O único aporte aconteceu em 2018,
quando os três sócios captaram USD 200 mil com um grupo de
investidores-anjo para lançar a SmashPoints, que na época era um
programa de pontos focado em mobilidade
urbana.
Segundo
dados do último “Global Gift Cards Survey”, o mercado de gift cards
movimenta mais de R$ 4 bilhões no Brasil, mas ainda tem um enorme
potencial de crescimento, já que o setor deve faturar mais de US$ 221
bilhões em todo o mundo, até 2024.
A
pandemia, em março de 2020, impactou fortemente o modelo de negócios, o
que fez os três sócios (Jaime Del Pozo, Fabio Doneux e Diego
Cubissimo) decidirem adaptar a tecnologia desenvolvida até então para
lançar a nova marca, cujo primeiro produto foi o “bySmash", uma loja
white label com automação e gestão de vendas ponta a ponta, entregando
uma experiência perfeita de venda de giftcards para as marcas.
Pouco
tempo depois, a startup lançou mais duas soluções: a Smash.api, que
permite emitir Gift cards e distribuí-los nos maiores canais de venda
do Brasil como e-commerces, marketplaces e programas de fidelidade. E a
Smash.loja, que democratiza o mercado permitindo que pessoas e empresas
comprem gift cards para presentear amigos, clientes e colaboradores.
A
Smash. tem uma cultura de trabalho inspirada na Netflix, com o conceito
de “Freedom and Responsability”, o que garante um ambiente mais
inovador, saudável, interativo e comunicativo e permite ter
colaboradores trabalhando de forma remota em estados como São Paulo, Rio
de Janeiro, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina. Os planos
futuros, aliás, também incluem a internacionalização da empresa.
“Criamos
uma solução muito completa, já que cobrimos todas as etapas: emissão do
Gift Card, distribuição para grandes marketplaces e criação de uma
solução de vendas white label que inclui vários meios de pagamento,
antifraude e envio instantâneo dos Gifts. Isto facilita muito a vida das
marcas, já que permite elas lançarem o seu próprio Gift Card e escalar
as vendas em tempo recorde.”, explica Jaime Del Pozo, um dos
fundadores.
Para
as marcas, os gift cards são uma ferramenta rápida e acessível para
divulgar os produtos, se conectar de forma mais rápida e eficiente ao
seu público alvo e ampliar os canais de vendas. Já as empresas que
compram gift cards buscam uma solução eficiente para engajar, reconhecer
e presentear colaboradores de forma personalizada, com a facilidade do
envio 100% digital.
"A
emissão da Smash. permitiu a escala automatizada dos nossos gift cards
com muita agilidade e segurança. O foco da Smash em tecnologia de ponta é
um grande diferencial dentro do mercado.", conta Gabriel Nogueira, da
Zé Delivery. A empresa começou a trabalhar com gift cards em janeiro de
2022, multiplicando as vendas por cinco já no segundo semestre.
“Hoje
a Smash. é o principal parceiro do iFood Card para soluções de
tecnologia, nos ajudando a construir novas parcerias estratégicas com
empresas como a XP, Credz e outras tantas, o que nos ajudou a escalar as
vendas e atingir o patamar em que estamos", conta Frederico Nicolay,
gerente de negócios do iFood.
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