quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Smash.: Startup cresce com solução completa que ajuda as marcas a aumentarem as vendas através da emissão e distribuição de Gift Cards

 



Com mais de 3 milhões de gift cards vendidos nos últimos dois anos, a Smash. conquistou grandes parceiros como o iFood, Zé Delivery, Americanas, Uber, MCDonald's Spotify, Ambev, Mercado Livre e Itaú, com uma plataforma  completa para venda, compra e distribuição de Gift Cards, que oferece uma solução para marcas aumentarem suas vendas, e empresas incentivarem seus colaboradores.

Em um dos anos mais desafiadores para o ecossistema de startups no Brasil, a Smash. conseguiu crescer rapidamente, atendendo mais de 20 mil clientes e quintuplicando o seu time de 4 para 20 pessoas em 2022. 

Tudo isso em um formato “bootstrapped”, ou seja, sem a necessidade de aportes e rodadas de investimentos. O único aporte aconteceu em 2018, quando os três sócios captaram USD 200 mil com um grupo de investidores-anjo para lançar a SmashPoints, que na época era um programa de pontos focado em mobilidade 
urbana. 

Segundo dados do último “Global Gift Cards Survey”, o mercado de gift cards movimenta mais de R$ 4 bilhões no Brasil, mas ainda tem um enorme potencial de crescimento, já que o setor deve faturar mais de US$ 221 bilhões em todo o mundo, até 2024. 

A pandemia, em março de 2020, impactou fortemente o modelo de negócios, o que fez os três sócios (Jaime Del Pozo, Fabio Doneux e Diego Cubissimo)  decidirem adaptar a tecnologia desenvolvida até então para lançar a nova marca, cujo primeiro produto foi o “bySmash", uma loja white label com automação e gestão de vendas ponta a ponta, entregando uma experiência perfeita de venda de giftcards para as marcas. 

Pouco tempo depois, a startup lançou mais duas soluções: a Smash.api, que permite emitir Gift cards e distribuí-los  nos maiores canais de venda do Brasil como e-commerces, marketplaces e programas de fidelidade. E a Smash.loja, que democratiza o mercado permitindo que pessoas e empresas comprem gift cards para presentear amigos, clientes e colaboradores. 

A Smash. tem uma cultura de trabalho inspirada na Netflix, com o conceito de “Freedom and Responsability”, o que garante um ambiente mais inovador, saudável, interativo e comunicativo e permite ter colaboradores trabalhando de forma remota em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina. Os planos futuros, aliás, também incluem a internacionalização da empresa. 
“Criamos uma solução muito completa, já que cobrimos todas as etapas: emissão do Gift Card, distribuição para grandes marketplaces e criação de uma solução de vendas white label que inclui vários meios de pagamento, antifraude e envio instantâneo dos Gifts. Isto facilita muito a vida das marcas, já que permite elas lançarem o seu próprio Gift Card e escalar as vendas em tempo recorde.”, explica Jaime Del Pozo, um dos fundadores. 

Para as marcas, os gift cards são uma ferramenta rápida e acessível para divulgar os produtos, se conectar de forma mais rápida e eficiente ao seu público alvo e ampliar os canais de vendas. Já as empresas que compram gift cards buscam uma solução eficiente para engajar, reconhecer e presentear colaboradores de forma personalizada, com a facilidade do envio 100% digital. 

"A emissão da Smash. permitiu a escala automatizada dos nossos gift cards com muita agilidade e segurança. O foco da Smash em tecnologia de ponta é um grande diferencial dentro do mercado.", conta Gabriel Nogueira, da Zé Delivery. A empresa começou a trabalhar com gift cards em janeiro de 2022, multiplicando as vendas por cinco já no segundo semestre. 

“Hoje a Smash. é o principal parceiro do iFood Card para soluções de tecnologia, nos ajudando a construir novas parcerias estratégicas com empresas como a XP, Credz e outras tantas, o que nos ajudou a escalar as vendas e atingir o patamar em que estamos", conta Frederico Nicolay, gerente de negócios do iFood. 




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