MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de outubro de 2022

Diagnóstico precoce para o câncer de próstata é essencial na cura do paciente

 


Na Bahia, o tratamento já conta com robô cirurgião, que promove um resultado mais refinado em relação ao sangramento e uma cicatrização mais rápida ao paciente.


Tribuna da Bahia, Salvador
21/10/2022 08:00 | Atualizado há 1 dia, 12 horas e 9 minutos

Compartilhe
Foto: Romildo de Jesus

Por Manuela Meneses

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com mais incidência no mundo e também o segundo que mais mata. Na Bahia, 1.980 homens foram diagnosticados com a doença apenas neste ano. Salvador segue na frente pela sétima vez consecutiva como município com maior número de diagnósticos, tendo registrado 545 entre janeiro e outubro. No total, 1024 homens já morreram em decorrência da doença no estado, 45,1% dos óbitos foram registrados em homens com mais de 80 anos. Esse tipo de câncer também atinge as mulheres trans.

O Dr. Jailton Campos, especialista em Urologia, explica que o câncer de próstata costuma ser uma doença silenciosa em grande parte dos casos, e que o diagnóstico precoce é essencial para a cura. “A doença pode ser totalmente assintomática e na maioria das vezes 95% dos pacientes que têm câncer de próstata não têm qualquer sintoma. Porém em alguns casos, geralmente os casos mais avançados, teremos sintomas como a alteração do jato urinário, pode diminuir a força da urina, alteração na frequência da urina, paciente ter que ir várias vezes no banheiro, alteração da continência, o paciente começa a perder urina e os sintomas ainda mais avançados podemos ter alterações como dor lombar, dor na pelve, perda de peso e fraqueza”, explica o profissional.

“O câncer de próstata pode ser curado e essa é um uma das grandes vantagens do Novembro Azul, realizar o diagnóstico precoce. Com esse diagnóstico precoce nós podemos não apenas tratar o paciente, mas também curá-lo. A cura se dá através de procedimentos que podem ser através de cirurgia, através de radioterapia ou através de quimioterapia", completou o especialista.

De acordo com o médico urologista Dr. Maurício Sanches, que já atua há 27 anos na área e atende no Hospital São Rafael, Hospital Aliança e no Hospital da Irmã Dulce, esse tipo de câncer não tem uma causa predefinida e pode estar relacionado a alguns fatores. “As famílias que têm [casos de] câncer de próstata têm uma propensão maior a ter câncer de próstata. Tem alguns estudos que falam sobre a ingestão de gordura animal. Também está associado com a obesidade. Os fatores não seriam causadores, mas seriam os fatores que predispõem ao câncer de próstata”, aponta.

Ter o diagnóstico ainda cedo é importantíssimo para a cura do câncer de próstata. Os exames iniciais utilizados para o rastreamento da doença são o toque retal e o PSA, que é o exame de sangue. Caso haja alteração em algum destes, ou em ambos, o paciente é encaminhado para realizar uma ressonância magnética e em seguida a biópsia da próstata, para ser constatado a existência ou não do câncer.

Na Bahia, o tratamento já conta com robô cirurgião, que promove um resultado mais refinado em relação ao sangramento e uma cicatrização mais rápida ao paciente. Salvador conta atualmente com quatro equipamentos desse, ainda restrito a rede privada. “Aqui na Bahia, o primeiro robô foi instalado no Hospital Santa Izabel, logo depois foi instalado um no Hospital São Rafael, e depois no Hospital Aliança e mais recentemente o Mater Dei comprou um robô também", informou o Dr. Maurício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário