Para o superintendente do Parque Shopping Bahia, Thiago Cunha, a medida contribui para que o empreendimento se torne cada vez mais sustentável.
Foto: DivulgaçãoCom foco em sustentabilidade, o Parque Shopping Bahia deu início ao Projeto Biodigestor, uma ação que consiste no tratamento de resíduos orgânicos gerados no shopping. Assim, restos de diversas categorias de alimentos estão sendo transformados em resíduos líquidos a serem destinados à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e, posteriormente, em água de reuso direcionada ao sistema de irrigação do jardim.
De acordo com Eva Queiroz, responsável pelo projeto - que faz parte do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos e acontece em parceria com a empresa Eco Circuito - o processo de transformação do resíduo orgânico sólido para o líquido é constante e os materiais são digeridos em apenas alguns minutos.
Além disso, o sistema implantado no shopping é capaz de processar 600kg de resíduos por dia. “Todo o processo ocorre de forma natural, com a presença de enzimas, e o material é digerido como se estivesse em um estômago, reservando apenas o líquido a ser reaproveitado”, explica Eva.
Para o superintendente do Parque Shopping Bahia, Thiago Cunha, a medida contribui para que o empreendimento se torne cada vez mais sustentável. “Estamos na busca da marca de Aterro Zero, destinando corretamente todos os resíduos gerados nas dependências do shopping. Esse é mais um passo importante para a redução de resíduos sólidos enviados ao aterro sanitário. Além de reduzir a emissão de carbono ao diminuir o número de viagens para transportá-lo ao aterro”, destaca o superintendente.
Todas as operações de alimentação participantes do Projeto
Biodigestor receberam um recipiente específico para o acondicionamento
dos restos de alimentos gerados nas cozinhas. Os tipos de resíduos
permitidos para descarte nessa lixeira exclusiva são: carnes brancas e
vermelhas; ossos de frango; peixes e espinhas; arroz; feijão; massas;
frutas, verduras e legumes; ovos; pães; queijos e doces.
Nenhum comentário:
Postar um comentário