A exaustão no trabalho é um dos problemas mais comuns da atualidade, onde a carga horária e a complexidade das tarefas estão muito além da maioria dos limites saudáveis. Dentre os públicos mais afetados por essa questão estão os jovens e as mulheres.
O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos tecnológicos se popularizaram, criando um ambiente adequado para diversas atividades, permitindo até mesmo uma emissão de laudo de engenharia mecânica.
Entretanto, com essa facilitação, muitas empresas acabaram optando por reduzir seu quadro de funcionários, uma vez que algumas tarefas podem ser realizadas de forma completamente automatizada, sem a necessidade de interação com o colaborador.
Esse recuo nas contratações acabou deixando os funcionários que possuem cargos e funções em situação de sobrecarga, tendo que cumprir uma série de tarefas e metas que se interligam e acabam gerando ainda mais problemas para os usuários.
Como resultado, muitas pessoas estão procurando especialistas em saúde mental para lidar com questões relacionadas ao estresse e a ansiedade, como é o caso da exaustão em particular, o que acaba prejudicando tanto o profissional como a empresa.
Por isso, saber lidar com essas questões é fundamental para o sucesso de uma companhia, sendo ela uma empresa de guarda corpo de alumínio para varanda, ou até mesmo uma academia.
Pesquisas recentes sobre esse tipo de questão em específico estão identificando que a maioria das empresas, principalmente nos segmentos de:
Indústria;
Serviços;
Comércio varejista;
Comércio atacadista.
Estão com um escalonamento nos casos de exaustão, tendo como principais alvos as mulheres e os jovens que trabalham nessas companhias. Através de uma análise complexa que questionou diversos profissionais, foi identificado que esse tipo de problema é muito comum.
Dentre as principais causas da exaustão no trabalho estão a preocupação constante com batimento de metas e objetivos, além do volume de demanda, que segue sendo muito complicado para lidar com esse tipo de ação.
Nestes casos, quanto menor é o índice de preocupação e de estresse em uma unidade de trabalho, melhores são os resultados. Por conta disso, esse tipo de ação acaba se tornando ainda mais preocupante.
As companhias de diversos setores como de distribuidores de sensores balluff, por exemplo, já entendem os prejuízos que podem advir desse tipo de situação.
Por conta disso, estão pensando em maneiras de contrabalancear essa questão e apresentar alternativas mais saudáveis para suas colaboradoras. Algumas dessas alternativas encontradas pela empresa são palestras e cursos, tanto para gestores como para os funcionários.
Podemos assimilar essas palestras com o curso NR 35, por exemplo, que visa instruir e informar os funcionários em relação à segurança no trabalho, onde se tem o objetivo de diminuir os riscos por meio do cuidado e da informação.
Ainda existe muita diferença entre os profissionais homens e mulheres, e essa problemática é uma das principais causas da exaustão, uma vez que as mulheres ainda têm que se provar muito mais para pertencer a um determinado cargo.
Além disso, a diferença salarial também é um item impactante, forçando a mulher a fazer horas extras para compensar a diferença financeira, o que ajuda a criar um esgotamento mental quando você lida com o trabalho como um todo.
Preparar um ambiente de equidade é fundamental para sua companhia, seja ela uma empresa de moldura de madeira ou até mesmo uma fábrica de computadores.
Em casos mais extremos, a exaustão pode gerar um burnout, e deixar a pessoa afastada de suas atividades por um tempo, o que impacta diretamente na maneira como a empresa trabalha.
Empresas que entendem essas questões e ajudam a lidar com a exaustão acabam tomando a frente no mercado em que estão inseridas, uma vez que conseguem lidar com esse tipo de ação com mais efetividade.
Consequências da exaustão
Agora que você sabe um pouco mais sobre a exaustão e os números alarmantes que são apresentados nesse tipo de questão, principalmente entre as mulheres, é hora de identificar algumas de suas principais consequências para uma empresa.
Vale lembrar que cada pessoa reage de forma única a esse tipo de questão, e nem sempre duas mulheres terão a mesma reação de exaustão, ainda que ambas estejam expostas a um mesmo método de trabalho.
Por isso, é muito importante que você consiga entender o contexto mais amplo da exaustão, e identificar ainda nos passos iniciais esse tipo de situação, para que consiga lidar da melhor maneira possível com essa condição complexa.
Dessa maneira, você pode se proteger de chegar a um nível muito alarmante, pois as empresas podem identificar os primeiros sinais desse tipo de atividade e assim criar ferramentas de apoio e suporte para pessoas com exaustão.
Fadiga física
Um dos primeiros sinais de exaustão não é psicológico, e sim físico. O cansaço começa a abater a pessoa, e mesmo depois de descansar, ainda fica um sentimento de fraqueza, de que não será possível completar todas as atividades do dia.
Essa fadiga nada mais é do que uma reação do corpo à exaustão, o que acaba prejudicando esse tipo de situação e tornando incômodo praticar qualquer atividade. Isso afeta diretamente a produtividade e o desempenho do profissional.
A perda de energia resultante da exaustão também acaba desmotivando a colaboradora, que sente que não está conseguindo fazer suas atividades adequadamente e acaba diminuindo seu ritmo de trabalho em sua empresa de serviço de levantamento planialtimétrico.
Por isso, é fundamental que você consiga criar um ambiente adequado para que as pessoas não se sintam sobrecarregadas, conseguindo trabalhar de forma mais efetiva e rendendo muito mais em suas estruturas de ação.
Dessa maneira, você consegue criar um ambiente mais saudável e mais interessante para seu trabalho em uma empresa de projetos hidráulicos, por exemplo, e assim reduzir as altas taxas de exaustão que se apresentam no mercado.
Insônia
Engana-se quem pensa que a exaustão faz com que a pessoa passe mais tempo dormindo ou descansando. Na verdade, a insônia é uma recorrência comum desse tipo de situação.
Normalmente, ela começa com um despertar súbito, que pode acontecer a qualquer momento. Lentamente, esse problema escala e você começa a simplesmente não conseguir mais dormir.
A falta de sono é um agravante para a exaustão, e o corpo começa a sentir uma série de problemas relacionados a isso. Portanto, é fundamental que você consiga trabalhar adequadamente seus períodos de descanso.
Controlar seu tempo de sono é uma questão complicada, e muitas vezes é preciso procurar medicamentos que possam ajudar com esse tipo de questão. Para isso, entretanto, é preciso procurar ajuda profissional.
Ao sentir sintomas de esgotamento como a insônia, você deve procurar um psiquiatra ou psicólogo, que ajudará a entender a fonte de seu problema e oferecer alternativas que podem ajudá-lo a lidar com esse tipo de questão de forma mais saudável.
Assim, você consegue estruturar melhor sua rotina e manter-se saudável, evitando a exaustão e problemas relacionados a esse tipo de complicação, o que acaba ajudando em questões profissionais da mesma maneira.
Perda de memória
A exaustão também afeta diretamente o psicológico da pessoa, produzindo uma desordem cognitiva cujo nome popular é efeito desinformação. Esse efeito acontece quando você começa a confundir informações, começa a errar imagens, pessoas e até mesmo situações.
A perda de memória é um grave problema entre as pessoas que sofrem de exaustão, e podem levar a complicações tanto no processo de trabalho quanto na vida pessoal, tornando-se uma questão para ser lidada com urgência.
Quanto mais você verifica esse tipo de situação, é importante acompanhar de perto e procurar ajuda médica imediatamente. Além da exaustão, existem várias complicações neurológicas associadas à perda de memória.
Sintomas físicos comuns
As pessoas que sofrem de exaustão costumam ter alguns sintomas em comum, embora nem todas as pessoas tenham o mesmo conjunto. Entretanto, não é raro encontrar pessoas com palpitações, problemas digestivos e dores de cabeça frequentes.
Além disso, a alimentação pode ser um sintoma importante para a exaustão. Ele pode sofrer tanto com a falta de apetite quanto com o excesso, e é importante avaliar quando você sentir uma diferença muito brusca na forma como se alimenta.
Essas questões podem trazer uma série de outras complicações, por isso, é importante acompanhar esse tipo de questão de perto.
Sintomas psicológicos comuns
Enquanto os sintomas físicos são mais evidentes, alguns sintomas psicológicos também são muito comuns entre pessoas com esse tipo de situação. Normalmente, há uma ligação direta com a depressão, tornando a pessoa mais melancólica e apática.
Em outros casos, é comum encontrar irritabilidade e estresse excessivo em pessoas exaustas, além da incapacidade de sentir prazer. Esses quadros podem evoluir para versões mais severas, e necessitam ser tratados com tanta urgência quanto os sintomas físicos.
Nem sempre os sinais de exaustão são claros, e por isso é importante para todos os colegas de trabalho avaliar se estas mudanças estão impactando o trabalho de um companheiro, uma vez que a avaliação correta pode ser a diferença para uma boa recuperação.
Considerações finais
A exaustão é um problema que tem se tornado cada vez mais comum nos ambientes de trabalho, e um dos grupos mais afetados são as mulheres. Por conta disso, é preciso se pensar em estratégias afirmativas para otimizar esses resultados.
Cabe às empresas identificar os excessos com relação a cobranças e tempo de trabalho, identificando a necessidade de aumentar seu efetivo ou de dividir tarefas entre os profissionais, adequando essa estrutura e impedindo que problemas maiores aconteçam.
Se torna válido citar que empresas que diversos setores como uma fábrica de guarda corpo vidro para escada que ao oferecer um serviço de atendimento psicológico ao seu funcionário obtém um ambiente de trabalho saudável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário