MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de junho de 2022

Cuidado para não exagerar nas comidas típicas do São João

 


Por ter muito açúcar, o licor é ruim para os diabéticos


Tribuna da Bahia, Salvador
21/06/2022 08:00
12 horas e 54 minutos
Foto: Divulgação

Por Cleusa Duarte

cJunho é mês de festas juninas no calendário nordestino e junto do forró ninguém dispensa as tradicionais comidinhas como milho, amendoim, bolos ou licor, tudo em excesso. Mas especialistas indicam moderação aos pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade para que a festa não acabe em baixas hospitalares ou em mal estar. É possível diversão com substituição da maneira de preparar os alimentos ou dispensar os exageros.

Segundo a especialista em nutrição, clínica funcional e professora da Rede UniFTC, Morgana Mascarenhas, as comidas típicas juninas realmente podem representar um problema para pessoas que precisam de restrição alimentar, principalmente diabéticos. Morgana destaca a importância de estar atento na forma que estes alimentos foram produzidos e, principalmente, evitar o consumo de ultraprocessados.

“Como uma época de colheita de vegetais, como milho, amendoim, batata doce e mandioca, são comuns os pratos à base desses ingredientes. Porém, o cardápio também acaba ficando recheado de preparações ricas em carboidratos refinados, de gorduras e principalmente os alimentos ultraprocessados, o que reforça a atenção para o equilíbrio no consumo e importância de alguma substituição de ingredientes nessas separações tradicionais.”

Segundo a especialista, é possível substituir o leite integral por desnatado, o açúcar por adoçante artificial (próprios para o forno), como sucralose e stevia e a margarina por manteiga. Outra opção é consumir diretamente os vegetais, em vez dos produtos derivados. “Pode trocar o bolo, paçoca e pamonha por consumir o milho, amendoim e a mandioca cozida”.

Além das comidas, a nutricionista também recomenda que o licor tradicional seja evitado por pessoas com diabetes, pois - além do álcool e da frutose (açúcar da fruta), ele tem uma calda rica em açúcar. Neste caso, a pessoa pode escolher consumir um licor feito com adoçante.

A nutricionista Carolina Dias, fundadora da clínica Carolina Dias e do programa Mereço+, dá uma dica importante:é preciso manter as refeições equilibradas no dia a dia e deixar para comer os alimentos mais calóricos somente na hora das festas. Antes de sair de casa, o ideal é fazer uma refeição dentro da dieta. Assim, a fome ficará mais controlada. Na rua ou casa de amigos e familiares, em vez de comer uma porção de cada doce ou salgado, monte um prato com um pouco de cada alimento, mas tente não repetir. Se mesmo assim não resistir às tentações, não se sinta culpado nem desista do controle. No dia seguinte volte ao seu cardápio normal e pode fazer uso de chás detox ou para desinchar. Um dia isolado de excesso não leva ao aumento de peso.”

A cardiologista Marianna Andrade,  diretora de prevenção cardiovascular da Sociedade Baiana de Cardiologia (SBC-BA), destaca: "Os pacientes com fatores de risco cardíaco (incluindo hipertensão, diabetes) precisam seguir as recomendações de uma alimentação saudável, incluindo nos finais de semana e feriados. Essa alimentação saudável inclui uma dieta rica em fibras, vegetais e frutas, pobre em sal e gorduras ruins. Quanto mais próximo do alimento natural, menor a chance de cometer erros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário