NOTICIAS AUTOMOTIVAS
O Procon-SP está cobrando esclarecimentos da Renault sobre o resultado do teste de segurança do Duster no Latin NCAP. Como você já sabe, o SUV compacto da marca francesa zerou na avaliação do instituto, sediado em Montevidéu.
Com novas regras impostas em 2020, o Latin NCAP não só zerou o Renault Duster, mas também os Hyundai HB20 e Ford Ka, que tiveram um bom desempenho anterior, assim como o SUV feito no Paraná.
Em 2019, o Duster ganhou 4 estrelas no Latin NCAP, mas com os novos critérios de segurança, nenhuma estrela lhe foi atribuída e o instituto recomendou um recall do produto.
Mas, para o Procon-SP, o resultado abre a possibilidade de uma investigação para apurar se a montadora violou a Lei Federal 8.078/90 em seu Art. 10.
O texto diz: “o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde, ou segurança”.
O Procon-SP irá notificar a montadora, que terá sete dias corridos após o recebimento da mesma para providenciar o esclarecimento sobre o assunto.
Na semana passada, logo após a divulgação do resultado por parte do Latin NCAP, que indicou “estrutura instável” e abertura da porta com possibilidade de “ejeção do passageiro”, entre outros argumentos, a Renault enviou a seguinte nota:
- O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
- Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes.
- É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.
- A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.
Até o momento, a Renault não recebeu a notificação, que deve chegar ainda esta semana. Caso a montadora seja punida pelo Procon-SP, a multa estabelecida pela lei varia de R$ 733,34 a R$ 10.981.829,35.
[Fonte: UOL]
Nenhum comentário:
Postar um comentário