MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Pesquisa aponta mercado da beleza em ascensão durante a pandemia

 


As vendas do setor de Perfumaria cresceram 13,3% no primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado


Tribuna da Bahia, Salvador
06/09/2021 08:14 | Atualizado há 1 hora e 31 minutos

Compartilhe
Foto: Divulgação

Por Larissa Nunes

Mesmo diante das máscaras e do home office terem se tornado um hábito na vida dos brasileiros durante a fase de isolamento social, o autocuidado com a pele vem ganhando mais espaço na sociedade e há quem diga que a população tem gastado em maior número com produtos de cosméticos. 

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), apontam um crescimento de 13,3% no setor de Perfumaria no primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado (em vendas ex-factory) e o de Higiene Pessoal de 9,4%, com destaque para a categoria de sabonetes, que apresentou alta de 16,4%.

Os números demonstram que a intensificação da higienização das mãos durante a pandemia da Covid-19, foi um hábito adquirido pelos brasileiros e que segue consolidado, sinalizando inclusive, o aumento do interesse do brasileiro pelo sabonete líquido, que cresceu 15% em vendas nesse primeiro semestre (em comparação ao mesmo período de 2020).

Apesar do resultado positivo, a cautela ainda se faz presente e necessária. “Mesmo com uma tendência de aceleração da retomada da economia, o crescimento de 8,90% no INPC² nos últimos doze meses é preocupante”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

NIVEA

Presente no mercado há mais de 110 anos em cerca de 150 países, incluindo o Brasil, a NIVEA conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes. A porta-voz Ligia Annunziato - head de Trade e Marketing para Norte e Nordeste, afirma que houve um movimento muito forte nas vendas em produtos de higiene e sabonetes, e ressalta que a Bahia representa uma boa parte do crescimento em linhas do segmento. 

“Mesmo as pessoas em isolamento, a questão do autocuidado foi algo que veio de uma forma muito importante. O que a gente viu em nossas linhas foi um crescimento elevado em produtos de higiene e sabonete, além de outros como produtos faciais, corporais e protetores labiais; tendo a participação relevante dos baianos representando atualmente 20% das nossas vendas e vem crescendo 3,8% em média a parte da Região Nordeste como todo”, diz Ligia.

Questionada em relação às expectativas de vendas até o final do ano, Ligia Annunziato, conclui que a empresa vem a três anos de um duplo dígito em crescimento acima de 10%, e pretende permanecer em elevação no segundo semestre para fechar mais um ano com resultado assertivo.

NEUTROGENA

Com um portfólio que busca democratizar a ciência por meio de uma linha completa para cuidados com a pele, que vai desde a limpeza, hidratação para rosto e corpo até a proteção solar, a NEUTROGENA® destaca a importância do autocuidado como um grande passo para uma vida saudável neste período de pandemia. 

A Diretora Sênior de Marketing na Johnson & Johnson Consumer Health, Juliana Sztrajtaman, conta que na medida em que o consumidor tem passado mais tempo em casa, sua dedicação às rotinas também aumentou e isso inclui o cuidado com a pele.

“Diante deste cenário, observamos que em 2020, houve um crescimento bem expressivo no segmento de cuidados faciais e hidratantes. Há uma busca nítida por ciência e saúde por parte do consumidor, o que casa perfeitamente com o propósito de NEUTROGENA® em entregar um portfólio de produtos enraizados em ciência e endossados por profissionais de saúde. Por ainda estarmos em pandemia, notamos também que este crescimento se mantém agora em 2021.”

NATURA

Possuindo mais de 100 milhões de consumidores por meio de diversos canais e mais de 2 milhões de consultoras de beleza, a NATURA mesmo com os desafios impostos pela pandemia, no segundo trimestre deste ano registrou um crescimento de 36% nas vendas para os itens essenciais de cuidados pessoais, como sabonetes (em barra e líquido) e álcool gel; superando o desempenho do mercado de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal. 

De acordo com a empresa, os consumidores baianos demonstram aceitação positiva aos lançamentos de cosméticos e estão cada vez mais exigentes, tendo em vista as vendas no e-commerce, incluindo os espaços digitais das consultoras de beleza que aumentaram cerca de 65%. 

O BOTICÁRIO

Com a fábrica situada na cidade de Camaçari e sendo a primeira de cosméticos do Brasil a receber a certificação de construção sustentável LEED, a O BOTICÁRIO, teve seus serviços em alta durante o período da pandemia. Segundo a empresa, algumas categorias de produtos como higiene pessoal, álcool gel, sabonetes, shampoos e desodorantes, além da linha de perfumaria, passaram ser bem mais demandados.

Em contrapartida, outras categorias passaram a ser menos consumidas, como a maquiagem, por exemplo. A empresa afirma que como a maioria da população estava isolada, itens como batons deixaram de ser procurados, mas acredita que as pessoas voltarão a consumir cada vez mais produtos desse segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário