*Por Marcelo Trevisani
A Inteligência Artificial já é uma realidade e o que ela pode fazer para a área de marketing é
indiscutível. Sabemos que com o aumento no acesso a dados, o poder da
computação e velocidade da nuvem, as empresas podem escalar IA mais
rápido. Hoje, vivemos no mundo da hiperpersonalização.
Por meio da IA, conseguimos falar com cada pessoa de uma forma
diferente - one on one - ou com várias ao mesmo tempo, unindo o lado
racional dos dados ao emocional e a criatividade dos profissionais de
marketing. Além disso, é possível fazer segmentações mais
precisas de audiência, apurar os resultados das interações que trazem
mais retorno, permitindo a maximização de ganhos e otimização de custos
que podem ser aplicados em companhias do pequeno ao grande porte,
independentemente do segmento de atuação.
Atualmente,
muitas corporações ainda utilizam a IA de forma restrita, a partir da
inserção de anúncios digitais, no forecast de vendas, na automação de
dados para apoiar o atendimento nos call centers até a jornada do
cliente no funil de vendas. Mas ela também pode agregar ainda mais na conquista de novos clientes, por meio da análise de comportamento em tempo real e, consequentemente, na comunicação mais assertiva e até mesmo na redução de riscos, a partir da utilização da triagem analítica que pode sinalizar possíveis sinais de fraude e inadimplência.
Segundo uma pesquisa do International Data Corporation (IDC), entre 2018 e 2019 as organizações que implantaram IA cresceram de 4% para 14%.
No entanto, as barreiras ao escalonamento da tecnologia para empresas
ainda estão relacionadas à confiança ou ao ceticismo com os resultados,
qualidade e complexidade dos dados e lacunas de habilidades para
construir sua implantação.
Ainda
de acordo com o IDC, as empresas que utilizarem a IA a seu favor até
2024 serão 50% mais rápidas do que as que não utilizarem. E, por conta
disso, se uma organização não estiver adaptada tecnologicamente, ela
certamente cairá em desuso ou perderá muita credibilidade. Isso
significa que não basta apenas investir em tecnologia, é imprescindível
também capacitar as equipes para
que elas estejam preparadas para esta nova realidade. Outro dado
importante é da pesquisa Global AI Adoption Index 2021, que demonstra
que 40% dos profissionais de TI no Brasil confirmam a utilização da IA
em seus negócios e 60% deles relata ainda que as atuais necessidades de
negócios estão impulsionando a adoção da tecnologia nas empresas. Frente
a este cenário, 37% das companhias brasileiras afirmam que devido à
pandemia, o foco no atendimento ao cliente foi intensificado.
Por isso, é a hora também dos CMOs liderarem este momento e IA é o caminho.
Em
uma pesquisa realizada pela IBM, foi levantado que, até 2024, 32% das
marcas vão utilizar a IA para entender os sentimentos e percepções dos
seus clientes, o que ocasionará uma expansão no volume de vendas de 50%.
Isso demonstra que a inteligência artificial estará presente em todos
os pontos de contato na jornada do cliente. Outro dado relevante é que,
em 2023 20% do valor da marca de uma empresa estará atrelado às
políticas de privacidade e confiança, adotadas como parte dos esforços
de experiência do cliente (CX).
Esses
números ressaltam que a IA tem o poder de auxiliar os profissionais de
marketing para o melhor entendimento do seu público-alvo, quem é o buyer
persona que será trabalhado e, principalmente a tomada de decisões. Por isso, compartilho algumas dicas que farão a diferença para enfrentarmos os desafios que estão por vir:
• Conheça a fundo os seus clientes, automatize processos complexos e otimize o tempo de suas equipes e a entrega de valor para os seus clientes;
• Aloque o seu budget de forma mais estratégica com os dados obtidos da IA, além de reduzir seus custos, o cliente também enxergará valor nesse projeto;
• Desenvolva uma estratégia de conteúdo com
base nos insights de dados e interações usando a inteligência
artificial, buscando aumentar o engajamento e a conexão mais emocional
na jornada de experiência do cliente, em todos os pontos de contato;
• Construa uma base de dados forte e confiável, assim você conseguirá criar a melhor estratégia e ainda segmentar a audiência no momento certo;
• Utilize a IA para apoiar a tomada de decisões de forma mais rápida e assertiva, buscando assim aumentar o ROI;
• Invista na capacitação contínua do seu time para que eles possam performar frente aos novos projetos;
• Lembrem-se que a IA está em constante evolução e adaptação, ocorrendo à medida que os comportamentos dos clientes mudam.
Hoje
vivemos na década "Human + AI + Collaboration". Com a IA e o surgimento
de novas tecnologias digitais, certamente teremos o fortalecimento de
profissões menos direcionadas à rotina e mais à criação e ao
relacionamento. É óbvio que tudo passará por uma renovação e, frente a
este novo cenário, é importante que as empresas entendam que essa
transição vai ser mais uma atuação em conjunto de talento humano e tecnologia.
Isso impactará claramente nas rotinas que conhecemos, desde a carga
horária, quantidade de dias trabalhados e local de trabalho (híbrido ou
home office).
Afinal,
a inteligência artificial deve promover a inteligência humana. E todas
essas mudanças que estão por vir contribuirão ainda mais para agregarmos
valor aos negócios, termos tempo para olhar nos olhos de nossos
clientes e construirmos uma relação ainda mais próxima e duradoura. E
você, acredita em um futuro sem a IA?
Marcelo Trevisani - com mais de 20 anos de experiência como profissional nas áreas de Digital Marketing,
Transformação Digital, Inovação, Chief Marketing Officer, é considerado
um dos nomes mais relevantes da área. Participou de grandes cases de
Marketing Digital do Brasil para empresas como Tecnisa, BRF, Itaú,
Coca-Cola, Nestlé e Vivo, além de ter sido finalista e vencedor em
prêmios como Caboré 2017 e CMO 2019, respectivamente. Atualmente, como
Chief Marketing Officer, embasa seu trabalho em 3 pilares: Marketing - pelo foco no consumidor, Growth -
pelo foco em crescimento de negócio e Marketing Digital e Growth
Hacking - como facilitadora de trabalhos. Foi criador e professor do
primeiro curso de pós-graduação em Marketing Digital do Brasil, além de professor de MBAs e Pós-Graduações por mais de 10 anos em instituições como ESPM, FGV Business School e
FIAP. Também é palestrante em eventos relacionados à Nova Economia,
Transformação Digital, Marketing Digital e Growth Hacking em locais como
ESPM, Endeavor, CUBO Itaú, SEBRAE, Digitalks, Casa Digital, ProXXima,
Social Media Week, In Companies entre outros.
Informações à imprensa - Image 360
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