MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de setembro de 2021

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 18/09/2021

 

Cobrador na esquina

Desde que assumiu o cargo, há 9 meses, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, já cumpriu várias promessas da campanha, mas as pessoas começam a cobrar as outras que parecem esquecidas, como convênio para o Hospital Manoel Novaes atender 24h pelo SUS.

Transporte é o problema

Mas a maior cobrança é mesmo no transporte. Os usuários cobram a promessa de onibus com ar condicionado e GPS, as estações de transbordo, a nova rodoviaria e o bilhete único. Itabuna contratou uma empresa provisória e não falou mais nesses assuntos.

Festejando antes da hora

O ex-alguma coisa Gelado "vou assumir um cargo importante no estado" Limões comemorou a retomada do diretório local do PT, vencendo a turma de Mané Perfídia por um voto. Até que o diretório estadual anulou tudo e Gelado voltou pra geladeira. 

 

 

O piti nervoso do PT

acm neto A visita de ACM Neto a Itabuna mexeu com os nervos dos petistas e seus aliados. As prefeituras correram para emplacar nos blogs amigos notas sobre "as realizações do Estado" no sul da Bahia e os petistas estavam claramente mais nervosos que o normal.

Ataque sem razão

Na Câmara, só porque Solon Pinheiro, que não é oposição ao prefeito, pediu mais agilidade nas ações, o líder do governo, Mané Perfídia (PT), explodiu. "No governo anterior o vereador Solon não pedia celeridade, porque estava enfiado na maminha!" 

 

 

Wagner limado por aliados

O próprio tiranete Rui B. correu para fazer vista ao sul da Bahia, de improviso. Ele e o PT esquentam a cabeça com a facilidade de Neto em conquistar lideranças e até acreditam no boato de que vários prefeitos da base querem votar no ex-presidiário Lula, mas casado com Neto.

Passado e futuro

São prefeitos e vereadores que acreditam em Neto como o futuro da Bahia mas, ao mesmo tempo, sentem saudades do passado do Brasil, com corrupção galopante, sindicalistas inúteis em cargos chave e o toma lá dá cá que enriqueceu vários deles. 

 

 

Mudando por mudar

Nos últimos anos, a Câmara de Itabuna gastou rios de dinheiro reformando o prédio da Beira-Rio, alegando necessidade. Agora quer gastar outro oceano de dinheiro para mudar para o prédio da Ceplac na rua Juca Leão. Para que? Ficar mais longe do povo?

O mistério cresce...

Dá para entender a Câmara sonhar com um prédio próprio, como na gestão de Rui Machado, mas mudar de um prédio cedido para outro prédio cedido e fazer mais reformas não faz nenhum sentido. A não ser que existam as tais razões "não republicanas" para isso.

Rui e a vergonha vermelha

Voce já reparou que o tiranete da Bahia morre de vergonha das cores de seu partido, o PT? Desde que o Brasil descobriu o rol de crimes do PT, Rui nunca veste roupas vermelhas. Só aparece com camisa azul, o mesmo azul... do DEM de ACM Neto. Será inveja inconsciente? 

 

 

Rui genocida e racista?

A Bahia continua sendo o estado mais perigoso do país, líder em homicídios e em mortes de negros. Mas a "providência" do estado foi trocar de volta os coordenadores da Polícia Civil de Itabuna e Ilhéus. Voltam para onde estavam antes. Muda o quê com isso?

Só na Bahia aumentou

O tiranete Rui B. (PT) prefere colocar a culpa dos homicídios baianos na "política de armas de Bolsonaro". Ele só não explica por que a Bahia teve um aumento de 7% nas mortes enquanto todos os outros estados do país tiveram uma redução acima de 8%.

Transferindo os crimes

O ministro da Cidadania, João Roma, não deixou barato o cinismo de Rui: “Caiu por terra o argumento do governador. Pior pecado: transferência de responsabilidade". E botou o dedo na ferida: "Até quando vamos tolerar a falta de planejamento e investimentos?" 

 

 

Turismo de sujeira

lixo em ilheus Turística só na ilusão, Ilhéus conseguiu amanhecer enterrada em lixo mais uma vez, na quinta-feira. O contrato com a CTA terminou e ela deixou de coletar o lixo. A primeira pergunta é por que não renovou antes ou abriu licitação meses atrás, sabendo que o contrato ia terminar?

Eles não se importam

Não é a primeira vez que Ilhéus recebe os turistas com lixo amontoado nas ruas. Já aconteceu nos (des)governos de Valderico Reis, de Nilton Lima e no do próprio Marão. Nenhum deles se importou com a imagem da cidade. Deviam despejar o lixo na porta da casa do prefeito.

Desmentindo a baboseira

Durante o programa Mesa Pra 2, da Morena FM 98.7, o vice-prefeito de Itabuna Enderson Guinho aproveitou para jogar uma pá de cal no pessoal que espalha que ele estaria afastado de Augusto Castro porque se mudou para o DEM, um boato pra lá de besta. 

 

 

ACM Neto com Ciro?

No papo, que pode ser ouvido na íntegra na página Podcasts do site morenafm.com, Guinho discutiu os efeitos da polarização da campanha presidencial na estadual, falou das pesquisas recentes e dos projetos que sua secretaria planejou para este ano em Itabuna.

40 anos e não fizeram nada

A Ceplac e a Assembleia Legislativa estão fazendo audiências sobre um "plano de controle" da monilíase, que pode atacar o cacau e teve dois casos no Acre. O detalhe é que a ameaça existe há mais de 40 anos e nem Ceplac nem Alba se importaram nesse tempo.

Leão, o terror da floresta

O atual vice-governador João Leão continua deixando os petistas com insônia cada vez que abre a boca. Desta vez, disse que uma chapa com ele para governador e Otto para o Senado 'seria o céu'. Claro que nesse caso o PT ficaria só com a vice ou até nada. 

 

 

Olhando a romaria

O detalhe é que João Leão descartou uma aliança com ACM Neto, mas deixou em aberto a possibilidade de fechar uma com o ministro João Roma, a outra opção para o PP ter um cargo importante na chapa, com ele saindo para o Senado. A chapa Jão Jão é considerada forte.

Nanico não pode mandar

Pelo jeito a única certeza é de que Leão não apoia a chapa com Jaques Wagner e Otto. O filho Cacá deu a dica, dizendo que PT, PSD e PP precisam "respeitar seus tamanhos". O PT é o menor deles, com 29 prefeitos, contra 105 e 102. Se vai respeitar os tamanhos...

Era só uma desculpa...

Os professores de Itabuna passaram meses usando a desculpa da falta de vacinação para não retomar as aulas na rede municipal. Agora, simplesmente mais da metade não apareceu para tomar a segunda dose na data marcada. Então Covid não é mais problema? 

 

 

Um novo 2 de julho

Depois de lutar por liberdade contra os portugueses no histórico 2 de julho, agora os baianos terão que lutar por sua liberdade de circular livremente, frequentar bares e restaurantes. O tiranete da Bahia, Rui B., quer controlar o povo e criar uma "sub classe" de gente.

Marcados como gado

Rui pretende segregar quem não se vacinou usando um "passaporte" como exigência para entrar nos lugares públicos. Marca o povo como Hitler fez com os judeus, obrigando a usar uma estrela no peito. Daqui a pouco vai usar o GPS do celular, como os amigos chineses...

Só tomando conta

Chamado de "governo da letargia", a gestão de Rui Costa está há um mês e meio sem secretário de Saúde, depois que Fabinho Vida Boa chamou uma chef negra de "vagabunda" e saiu do cargo. Hoje a pasta está com uma "flanelinha" e Fabinho quer ser deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário