Carreata por Bolsonaro reúne 3 mil carros
Carreata por Bolsonaro reúne 3 mil carros
JORNAL A REGIÃOem Itabuna, segundo estimativa de nossa reportagem, baseada no tamanho da fila de veículos. A carreata a favor do presidente Jair Bolsonaro e pelas liberdades garantidas pela Constituição, que vem sendo atacadas por decisões do STF, lotou a Avenida do Cinquentenário de uma ponta a outra (cerca de 3km).
A fila dava a volta no quarteirão do final da avenida e voltava pela Beira-Rio. Em certos momentos, os carros chegaram a ocupar as avenidas dos dois lados do Rio Cachoeira simultaneamente. A maioria dos carros trazia famílias inteiras e o cortejo também tinha muitas motos e alguns caminhões, todos decorados com a bandeira brasileira.
Iniciada por volta das 9 horas, a carreata prosseguiu por toda a manhã. O movimento não teve uma coordenação central e foi divulgado apenas por WhatsApp e Twitter. Dos veículos tradicionais, apenas a rádio Morena FM e o jornal A Região divulgaram que haveria manifestação em Itabuna. Nenhum outro veículo tradicional ou blog cobriu o evento.
A carreata foi acompanhada por carros de som tocando o Hino Nacional e músicas feitas para Bolsonaro, como "O Mito Chegou", de Luan Rocha.
Nossa reportagem ouviu alguns participantes, que eram unânimes em dois pontos: defender o presidente Bolsonaro e criticar o STF, em especial o ministro Alexandre de Moraes, pelas medidas contra bolsonaristas, jornalistas e blogueiros. Alguns falaram da necessidade de renovar o Congresso "demitindo os que atrapalham o país".
Muitas cidades
As manifestações em defesa de Bolsonaro e das liberdades constitucionais foram realizadas em várias cidades, com destaque para Brasília e Rio de Janeiro. Os apoiadores do presidente lotaram Brasília desde a véspera e nesta terça, promovendo talvez o maior ato público já visto na cidade.
O presidente Jair Bolsonaro participou do ato. Ele chegou no Rolls Royce presidencial dirigido pelo tricampeão mundial de Formula 1 Nélson Piquet. "Não escolham o lado do conforto. Esse retrato que estamos tendo nesse dia é de vocês. É um ultimato para todos que estão na Praça dos Três dos Poderes, inclusive eu", discursou.
O presidente criticou a prisão de conservadores nos últimos dias e fez críticas aos ministros do STF, dizendo que "esse ministro do Supremo Tribunal Federal perdeu as condições mínimas de continuar dentro daquele tribunal", em referência a Alexandre de Moraes.
"Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil. Ou o chefe desse Poder enquadra os seus ou esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos. Nós todos aqui juramos respeitar a nossa constituição, quem age fora dela ou se enquadra ou pede pra sair", disse
Os apoiadores de Salvador, tida como reduto do PT, lotaram o Farol da
Barra do forte até o Cristo. Em cidades como Rio de Janeiro, Belo
Horizonte, Recife e Belém do Pará, uma multidão lotou as ruas, o que
deve acontecer agora à tarde em outras cidades, como São Paulo, onde as
manifestações foram marcadas para depois das 14 horas. Houve
manifestações também em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.
A esquerda também tentou fazer manifestações, estas contra o presidente Bolsonado, porém todas as realizadas pela manhã fracassaram, com poucos apoiadores, a maioria ligados a partidos como PT e PCdoB. A ausẽncia de público nos atos da oposição os transformaram em vexame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário