MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de maio de 2021

Pandemia segue mudando comportamento dos mais pobres em Salvador

 


Faixa com menor renda está recorrendo cada vez mais aos carros por aplicativo como alternativa de mobilidade ao ter que sair de casa

Tribuna da Bahia, Salvador
11/05/2021 10:00 | Atualizado há 5 horas e 39 minutos

   
Foto: Reprodução

Na comparação de fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado, o volume de corridas por aplicativo realizadas pelos moradores de Salvador que ganham até 1,5 salário mínimo aumentou 27%, enquanto o número de corridas entre a parcela dos soteropolitanos que ganham acima de três salários mínimos caiu em 27%, como aponta um levantamento da 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade. O estudo foi feito comparando o número de corridas realizadas em fevereiro de 2020 - quando ainda não havia pandemia no país - com o realizado em fevereiro deste ano na cidade de Salvador. Para a análise, foram separadas quatro faixas de renda, seguindo as definições do IBGE.

Os dados apontam que a faixa com menor renda está recorrendo cada vez mais aos carros por aplicativo como alternativa de mobilidade ao ter que sair de casa durante a pandemia da Covid-19, enquanto a parcela mais rica passou a utilizar menos a modalidade.

“Em Salvador, o crescimento de viagens feitas pela parcela mais pobre mostra a preocupação em evitar aglomeração por parte dos que precisam sair de casa, como no caso dos profissionais que atuam em funções que não permitem o trabalho remoto, como caixas de supermercados, diaristas, porteiros, equipes de saúde. Já os mais ricos puderam permanecer em casa, seja fazendo home office ou utilizando alguma reserva financeira que conseguiram economizar. Além disso, ao sair de casa, as pessoas com maior poder aquisitivo, muitas vezes, possuem carro próprio, o que não é a realidade presente para os mais pobres”, explica Lívia Pozzi, diretora de Operações da 99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário