MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de março de 2021

Prefeituras de Conquista e Feira permitem atos religiosos

 


A circulação do transporte público coletivo, em toda a extensão do Município de Vitória da Conquista, deverá se encerrar às 20h30, retornando às 05h, pelo período de 1º até 8 de março de 2021.

Tribuna da Bahia, Salvador
02/03/2021 06:00 | Atualizado há 5 horas e 47 minutos

   
Foto: Reprodução /PMVC

Por Henrique Brinco

As prefeituras de Feira de Santana e Vitória da Conquista anunciaram que irão seguir o decreto estadual de toque de recolher na maior parte da Bahia, estendido até às 5h de amanhã. Todavia, decidiram flexibilizar alguns pontos, a exemplo da prática de atividades religiosas.

Na semana passada, em uma live nas redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), reforçou que estão suspensos todos os tipos de eventos que possam gerar aglomerações e confinamento de pessoas. Isso inclui missas e cultos religiosos. "Já publicamos no decreto a suspensão de qualquer evento. Tinha liberado de até 200 pessoas, [mas agora] estão suspensos quaisquer eventos com quaisquer quantidades de pessoas. Por que, governador? Porque nos lugares confinados é onde o vírus mais se propaga", explicou, ao ser questionado por um internauta.  

Em Conquista, ficam autorizados somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas à saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, agências bancárias e lotéricas, segurança e enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, postos de combustíveis, serviços delivery de fornecimento de água e gás, oficinas mecânicas, lojas de autopeças e material de construção, concessionárias, borracharias, além de clínicas veterinárias e pet shop – excluídos banho e tosa.

As repartições da Administração Pública Municipal Direta e Indireta do Poder Executivo, exclusivamente, entre ontem e hoje, não funcionarão para atendimento presencial, ficando os servidores à disposição da Administração em regime excepcional de teletrabalho, além de preservada a prestação dos serviços essenciais. Ficam suspensos, até 14 de março de 2021, eventos que causam aglomeração de pessoas, conforme Decreto Estadual nº 20.256. Já os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.

Ainda em Conquista, a restrição de locomoção noturna também será ampliada até o dia 8 de março. A circulação do transporte público coletivo, em toda a extensão do Município de Vitória da Conquista, deverá se encerrar às 20h30, retornando às 05h, pelo período de 1º até 8 de março de 2021.Os estabelecimentos comerciais e de serviços, entre ontem e hoje, não funcionam. Já entre os dias 3 e 8 de março, deverão encerrar suas atividades às 19h30. Os restaurantes, bares e congêneres, entre os dias 3 e 8 de março, deverão encerrar o atendimento presencial às 18h. Os serviços de delivery de alimentos poderão ser prestados até às 24h, pelo período até o dia 8 de março.

NOVOS LEITOS - Em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), o Governo da Bahia abriu 27 novos leitos neste final de semana, sendo 17 de UTI nos hospitais estaduais em Santo Antônio de Jesus e Seabra. No Hospital da Chapada, em Seabra, foram implantados 20 leitos, sendo dez de terapia intensiva e dez clínicos. Com esta ampliação, a unidade passa a contar com 40 leitos dedicados a Covid-19, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria.

Já no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) foram acrescidos sete leitos de UTI aos três existentes. Assim, estão disponíveis dez leitos de terapia intensiva para a região. De acordo com a subsecretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, “nos próximos dias será inaugurado o Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, com 80 leitos, sendo 50 de UTI, ampliando ainda mais a oferta para a população”, afirma a subsecretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário