MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de março de 2021

Mortes por Covid no México são 60% maiores do que o confirmado, diz governo

 

POLITICA LIVRE
mundo

O governo mexicano admitiu que o número de mortes por Covid-19 no país é 60% maior do que a cifra divulgada oficialmente.

Com a revisão, disponibilizada no site do Ministério da Saúde no sábado (27), o país ultrapassaria o Brasil no número de mortos, atingindo a cifra de 321 mil vítimas do coronavírus e ficando atrás apenas dos EUA.

São cerca de 11 mil mortes a mais no México em comparação com o Brasil, de acordo com estatísticas da Universidade Johns Hopkins deste domingo (28). Isto colocaria o Brasil em terceiro no número de mortes.

A população mexicana é de cerca de 127 milhões de pessoas, e a do Brasil, de 211 milhões, o que torna a doença proporcionalmente mais letal no país da América do Norte.

O governo mexicano afirma há tempos que o número real de vítimas da Covid-19 no país era provavelmente muito maior do que o confirmado.

Os dados atualizados mostraram que, ao final da sexta semana deste ano, em 14 de fevereiro, 294.287 mortes associadas a Covid-19 foram registradas em certidões de óbito no México. Isso foi 61,4% maior do que o número de mortos inicialmente confirmados até aquele dia, de 182.301.

Desde 15 de fevereiro, houve pelo menos mais 26.772 mortes confirmadas por Covid-19 no país.

O México viveu os momentos com mais casos da pandemia em janeiro, após as festas de fim de ano. A crise gerou, inclusive, falta de cilindros de oxigênio.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de esquerda, mantém posturas negacionistas, como evitar o uso de máscaras e não respeitar o distanciamento social, embora seu governo faça campanhas por essas medidas.

Obrador, 67, foi infectado pelo coronavírus em janeiro, mas mesmo assim não mudou de postura.

Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário