Por Bernardo Borzone
O mundo empresarial está passando por uma enorme transformação digital, fortemente impulsionada pela pandemia. Acompanhar essa tendência não é mais uma escolha, mas sim um requisito para garantir a sobrevivência do seu negócio. Manter uma comunicação próxima com os clientes e lidar com tantas demandas se tornou um desafio para muitos, mas uma solução promissora está despontando no mercado: o Business Messenger.
Essa ferramenta é um novo canal de comunicação que possibilita que o consumidor entre em contato diretamente com uma empresa pela página de pesquisa do Google. Ao digitar o nome da organização, a plataforma disponibiliza as principais informações do negócio, como ramo de atuação, localização, horário de atendimento e, agora, um novo ícone para entrar em contato através de mensagem.
A ferramenta é compatível com todos os sistemas operacionais, o que contribui e facilita ainda mais a comunicação entre as empresas e seu público.
Benefícios do Business Messenger
Em meio a um mercado altamente competitivo, ter uma ampla disponibilidade de canais é a melhor estratégia para facilitar e estimular o contato entre as partes. Cada organização possui suas próprias necessidades, e apesar de ser algo ainda novo no mercado, já podemos ver resultados promissores que o Business Messenger traz.
Por parte das empresas, ele possibilita uma melhor condução da jornada do cliente com a marca, por se tratar de um meio de comunicação que vai além do que se limitar à troca de mensagens. Com confirmação de leitura, ele permite o envio de um carrossel completo de imagem, texto e figurinhas – uma quantidade enorme de features que beneficia diretamente o engajamento. Como resultado, há a criação de uma fidelidade com a marca, fator altamente relevante neste mercado competitivo.
Para os clientes, a ferramenta é um pacote completo de conversação. Além de ser um canal ágil e dinâmico, é altamente abrangente para qualquer dispositivo móvel e garante alto nível de segurança, uma vez que a homologação pelo Google traz confiabilidade à marca e evita preocupações de fraudes.
Tudo isso traz outro enorme benefício para ambas as partes: permitir que o usuário entre em contato diretamente com a empresa de maneira prática, sem precisar ligar para o estabelecimento. Para aqueles que preferem um atendimento humanizado, não há problemas: o Business Messenger também possibilita que a conversa comece por um bot e seja transferida para um atendente humano.
O Business Messenger ainda é uma ferramenta nova que demanda grande aprendizado para que seja cada vez mais aprimorado. Mesmo assim, não há como negar que ele veio para agregar agilidade aos negócios. As marcas precisam se adaptar ao comportamento de seus consumidores e elaborar as melhores estratégias para garantir uma relação cada vez mais próxima.
Bernardo Borzone é Diretor de Receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Sobre a Pontaltech:
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Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel. Hoje, é uma das maiores referências no mercado de SMS do Brasil, e busca tanto o crescimento desse produto em outros segmentos do mercado quanto em novas frentes de atuação.
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