Com certeza a democracia praticada nos Estados Unidos não “estava “incluída na definição nada otimista que lhe emprestou certo dia o pensador brasileiro Nelson Rodrigues :“A MAIOR DEGRAÇA DA DEMOCRACIA É QUE ELA TRAZ À TONA A FORÇA NUMÉRICA DOS IDIOTASQUE SÃO A MAIORIA DA HUMANDADE”.
Mas apesar do modelo que tem servido para o todo o mundo , a democracia praticada nos Estados Unidosparece que sofreu um grande desgaste, que acabou abalando a sua estrutura ,talvez pelo excesso de “liberdades”, “direitos”, e “tolerância” demasiada, não correspondentes aos reduzidos deveres e obrigações.É por isso que tanto a escassez ,quanto o excesso de liberdades, não são compatíveis com a natureza humana e muito menos com a democracia verdadeira.
Enquanto nos Estados Unidos,e em outras nações livres, çomo no Brasil,o povo vive com excesso de liberdades,que muitas vezes se transformam em “libertinagem”, nos regimes totalitários e/ou socialistas ,a carência quase total de liberdades para o povo é a principal característica.
Por essa razão ,é difícil explicar a opção da maioria dos eleitores dos Estados Unidos,que talvez motivados por um “porre” de liberdades e de “democracia”, acabaram optando nas eleições de 3 de novembro de 2020 pelo candidato presidencial do Partido Democrata,JoeBiden ,com inescondíveis vinculações ideológicas esquerdistas,socialistas e comunistas.
Terminada a contagem dos votos,com a vitória de Biden,a esquerda de todo o mundo “debochou” e comemorou as eleições dos Estados Unidos. O “Foro San Pablo”,aquela maldita organização clandestina e criminosa, fundada por Lula e Fidel Castro,em 1990, que inicialmente buscava implantar o socialismo em toda a América Latina, certamente a partir da posse de Bidenexpandirá os seus objetivos e atividades para o “norte”. Biden deve recebê-los na “Casa Branca” com tapete vermelho.
Mas por um lado é de “admirar” a “liberdade” que sempre teve o povo norte-americano. Ela é tão grande , que chega a garantir a esse mesmo povo a “liberdade” de renunciar à própria liberdade, optando,nas eleições de 3 de novembro,por outro rumo político,pela negação das liberdades, pelas “correntes”iguais às que aprisionam todos os povos que vivem sob o “tacão” dos regimes socialistas e totalitários (como exemplos,China,Coreia do Norte,Venezuela e Rússia)
Portanto essa espetacularvitória do socialismo está em ter colocado na presidência da república da maior potência “capitalista”,“democrática”,econômica e militar do mundo, um dos seus “agentes”. E se o socialismo, em toda a sua existência, jamais conseguiu construir um só país próspero por onde passou, acabou recebendo de “graça”,de “presente”, o país mais rico do mundo ,construído exclusivamente sobre os alicerces da sua ideologia política antagônica: o capitalismo.
A “fábula das rãs que queriam um novo rei” talvez sirva como bom desfecho:”Descontentes com a anarquia que reinava entre elas,as rãs foram a Júpiter. Pediram um rei. Júpiter jogou-lhes um pedaço de pau no charco onde viviam. Disse-lhes que seria o seu rei. Assustadas como barulhodo pau na água,as rãs fugiram para o fundo. Mas como o “deus” nem se mexia,as rãs subiram e passaram a pular sobre ele,sem qualquer respeito. As rãs retornaram a Júpiter e pediram-lhe um novo rei,mais enérgico. Júpiter enviou-lhes uma serpente voraz,que passou a devorá-las,uma após outra.
A “moral” de ambas as histórias,certamente não é difícil !!!
Sérgio Alves de Oliveira
Advogado e Sociólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário