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quinta-feira, 5 de novembro de 2020

FOCUS FASHION SUMMIT 2020 - Inovação e diversidade dão o tom em evento que aponta mudanças positivas e transformadoras

 

Focus Fashion Summit


Realizada em ambiente digital, 2ª edição do summit supera expectativa de visitantes interessados nas mais de 45 horas de programação, 90 palestrantes, entre palestras, talks e mentorias com importantes players da cadeia têxtil e da moda, refletindo sobre as mais relevantes inovações e mudanças para o setor

FOCUS FASHION SUMMITmaior evento do setor têxtil da América Latinaencerrou sua 2º edição em clima de dever cumprido, apresentando mudanças positivas, grandes inovações para o setor e uma terceira edição já confirmada para 2021. Nos dois dias de evento, realizado em 28 e 29 de outubro, o público pôde conferir mais de 45 horas de palestras, talksoficinas e mentorias, com a presença de importantes players da cadeia têxtil e da moda nacional e internacional, que trouxeram reflexões sobre os novos caminhos do mercado daqui para frente, buscando apresentar novas perspectivas e olhares para a moda no Brasil e no mundo e reforçando a necessidade de uma moda mais diversa e inclusiva, que olha para o indivíduo. 

Todo conteúdo online e gratuito, transmitido em tempo real, já está disponível no canal dYouTube da Focus Têxtil, organizadora do evento que enfrentou o desafio de realizar a edição deste ano em um formato digital que alcançasse tantas pessoas quanto no ano anterior. “Tivemos a iniciativa de marcar o setor da moda no Brasil com um mega evento no ano passado na Bienal, esse palco muito importante, considerado o berço do SPFW por muitos anos. Este ano estávamos nos preparando para a segunda edição, e tivemos que transformar aquele evento físico em um evento digital, contemplando todos os assuntos da moda, desde sustentabilidade, passando pelo marketing até a digitalização”, comenta Leonardo Hallal, Diretor de produtos da Focus Têxtil.  

Mantendo o formato de temas variados por meio de mesas de conversa, mentorias e oficinas com 90 especialistas em diferentes assuntos, o summit superou as expectativas. Foram mais de 45 horas de conteúdo simultâneo, transmitido ao vivo nos canais oficiais do evento (Site, YouTube, Instagram), e dos quais cerca de mil pessoas acessaram em tempo real, sendo 25% destes interessados nos conteúdos de mentoria, comprovando o desejo por informação e profissionalização do setor. “Estamos muito felizes! Foi um grande desafio realizar o evento totalmente online, e tivemos resultados incríveis que confirmaram o êxito em promover algo novo em nosso segmento”, comemora Mariana Goulart, curadora do evento e Gerente de marketing da Focus Têxtil.  

O Focus Fashion Summit também apresentou as principais tendências para a temporada 21.22 e destacou o importante papel da inovação e da diversidade, voltando os olhos do setor para uma moda que atenda às necessidades reais e individuais de cada consumidor, de forma sustentável com as melhores práticas de gestão e criação em todas as etapas do processoEntendemos que o evento tem a grande responsabilidade de levar novas discussões e insights para toda a indústria criativa de design de varejo e moda, principalmente neste novo cenário em que estamos vivendo. O mundo mudou e precisamos nos informar com assuntos do momento para juntos transformarmos toda a cadeia”, afirma Paulo Cristelli, curador do evento e Gerente de Sustentabilidade da Focus Têxtil.  

Falando em profissionalização e incentivo, o evento realizou ainda grande final da 4° edição do Design Vision, programa de capacitação e apresentação ao mercado de novos talentos da moda de todo o Brasil, projeto realizado anualmente pelo Instituto Focus Têxtil, que revelou o estudante de moda, Salmir Tomaz, como ganhador de 2020. Para a escolha do nome foram computados mais de 10 mil votos do público, que pode participar e votar em tempo real nos finalistas, além do voto do júri profissional. “É uma honra participar desse projeto tão bacana e que revela grandes talentos para o mercado da moda. Tivemos inscrições de estudantes de todo o país e estar presente em todas as etapas, vendo esses alunos evoluírem, se desafiarem, trazendo inovações, enfrentando seus medos e no final apresentarem um resultado tão lindo das suas coleções, é muito gratificante”, afirma Walter Rodrigues, estilista e um dos curadores e júri do Design Vision, que conta com patrocínio da Pernambucanas e apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

Os destaques  

Moda sustentável, inovação, educação, inclusão e respeito à diversidade, foram temas que se destacaram nas palestras, talks e mentorias nos dois dias de evento. Ao abrir o summit com a mesa sobre Ancestralidade na moda, o evento colocou em pauta a importância do resgate das origens, base fundamental para que a indústria da moda possa avançar como um setor mais inclusivo e diverso. Nele Mariana Goulart conversou com Hanayrá Negreiros, Day Molina e Eduardo Inagaki, que personificam seus ancestrais indígenas, africanos e japoneses, e juntos refletiram sobre como a moda pode ser um caminho para pensar diferentes culturas.  “A moda por muito tempo criou uma lacuna grande de enaltecer as raízes. E acredito na importância de haver representatividade de todos os corpos”, ressalta a estilista Day Molina, tribo indígena Fulni-ô.  

Falando em sustentabilidade e inovação, diversos painéis abordaram esses temas que foram da discussão sobre biodesign, como otimizar o processo de produção com objetivo de chegar ao Lixo Zero, como ser sustentável em larga escala, até o entendimento do que o consumidor realmente deseja. “O consumidor só vai querer ajudar o planeta se a gente ajudar ele a entender o benefício do que estamos propondo como produto. Por isso, identificamos problemas que o usuário tem na rotina dele e pensamos em como podemos ajudar a resolver”, afirma Renan Serrano, CEO da Visto.Bio, que contou sobre a origem de sua empresa que nasceu com objetivo de criar uma maior sinergia entre pessoas, roupas e planeta. “Percebi que meus clientes voltavam para comprar as mesmas peças, que se desgastavam depois de um certo número de lavagens. E sabendo que o maior motivo que nos leva a lavar as roupas são as bactérias e o suor, criamos um produto para que as pessoas possam diminuir a proliferação de bactérias nas peças, que elas sejam menos lavadas e durem mais”.  

Falando sobre o Lixo Zeroa discussão sobre reutilização e descarte, reforçou sobre como a importância de se reduzir na fonte a quantidade de resíduos é um desafio e também responsabilidade dos criadores do design. Para Walter Rodrigues, Lixo pode ser considerado um erro de designSob o mesmo tema, Tayná Raffaine, executiva da Pernambucanas apresentou algumas das ações da marca para ajudar a redução de resíduos: menos amostras (reduzir 50% das amostras que recebe até 2021)menos embalagem (diminuir 100% de embalagens de peças piloto até 2021); e a oficina escola que tem no CD da marca para restauro de manequins e mobiliários de lojas (projeto que conta com profissionalização e recicla itens que já possui para voltar a utilizar nas lojas da rede). E em um momento em que estamos vivendo a falta absoluta de matéria prima, o estilista Marcelo Sommer completa “Minha mensagem é para que todas as empresas e profissionais da moda comecem a ter um olhar sobre toda essa sobra e responsabilidade por esse lixo que gera”. 

A experiência de compra do cliente também foi palco de muitas trocas de conversas que estacaram om quanto a inovação e a tecnologia são, e continuarão sendo, aliados de grandes e pequenas marcas que querem proporcionar uma jornada relevante para seus público-alvo. “A inovação existe para tornar a experiência do cliente fluida e o espaço físico se tornou a extensão do online, afirmou Marcella Kanner, executiva da Riachuelo. E para complementar este assunto, talk Turbinando a venda onlinetrouxe à luz a discussão sobre a importância de ficar atento sobre as métricas que possui e como melhor utiliza-las no e-commerce, por exemplo. “Transformação virtual é gerir equipes online, digitalizar processos operacionais e fidelizar clientes que compram online. Você precisa saber o custo de aquisição de clientes, a origem de tráfego e vendas, as taxas de conversão e taxa de ‘recompra’. As empresas que mais crescem são as que retém clientes”, adverte Raphael Lassance, da empresa Growth Team.  

E por fim, a moda de inclusão e diversidade, que garantiu destaque e grande debate nos dois dias do evento, ganha um desfecho importante na fala da consultora estratégica de tendências Iza Dezon que, ao apresentar seu estudo afirmou que a grande tendência é a de empoderar a dignidade humana, por meio da tolerância, o espirito coletivo e empático, advogando pelo respeito mútuo. Em um assunto em que 80% das decisões de compras são emocionais, a especialista destaca que as gerações Z pensam antes de consumir, para eles, ‘o meu dinheiro é meu voto’, por isso, nesses atuais e novos tempos que virão, “Uma marca para ter relevância, propósito e posicionamento, precisa pensar em fazer coisas boas, com um impacto social positivo para além de gerar venda”, afirma. Todo conteúdo apresentando na 2ª edição do Focus Fashion Summit pode ser visto no canal do YouTube da Focus Têxil 

 

Sobre o Focus Fashion Summit  

Focus Fashion Summit é o maior evento do setor têxtil no Brasil. Sua primeira edição ocorreu em 2019, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo e reuniu milhares de pessoas interessadas em compartilhar e conhecer as tendências, ideias, conhecimento, produtos e serviços para a indústria criativa de design de varejo e moda. Promovido pela Focus Têxtil, empresa líder no mercado de desenvolvimento e comercialização de tecidos, o evento promove a conexão entre atacadistas, confeccionistas, estilistas, compradores, empreendedores, designers e estudantes da cadeia têxtil e de moda, em um grande encontro com programação gratuita de palestras, talks, workshops e classes de mentoria, além de vitrines virtuais em formato de shop streaming, que incluem uma grande variedade de produtos e serviços do mercado.  

 

Sobre a Focus Têxtil  

Fundada há 80 anos, a Focus Têxtil é uma empresa líder no desenvolvimento e comercialização de tecidos para diversos segmentos de mercado. Atendimento, qualidade e responsabilidade social são prioridades. Tem como missão inspirar o cliente, agregando valor à sua coleção, e oferecendo informação de moda por meio do mais completo mix de tecidos e serviços com melhor custo-benefício, para todos os segmentos de mercado: feminino, masculino, infantil, moda íntima, denim, calçados, acessórios e decoração. A busca contínua pelo melhor produto final, aliada ao amplo serviço de informação e pesquisa, reforçam a qualidade dos artigos. A cada estação são desenvolvidas coleções com novas estampas, cores e padronagens, por meio de profundo estudo de tendências de moda, mercado e consumo. Em seu showroom, localizado em São Paulo, disponibiliza um grande acervo de peças e catálogos como fonte de pesquisa e inspiração.  

www.focustextil.com.br/ | www.institutofocustextil.org.br/ | www.facebook.com/focustextil  

@focus_textil  

 

Informações para a Imprensa:  

Suporte Comunicação | @suportecomunica  

Gabriela Bianco: gbianco@suportecomunicacao.com.br  

Giovanna Morrone: gmorrone@suportecomunicacao.com.br 

Thaís Vallim: tvallim@suportecomunicacao.com.br 



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