MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de abril de 2020

População de Salvador desrespeita isolamento social


Embora o isolamento social seja uma recomendação global para evitar a disseminação do novo coronavírus, a medida, no entanto, ainda não alcançou todos os cantos de Salvador

Tribuna da Bahia, Salvador
02/04/2020 06:30 | Atualizado há 5 horas e 56 minutos
   
Foto: Reprodução / Google Imagens

Por: Poliana Antunes

Embora o isolamento social seja uma recomendação global para evitar a disseminação do novo coronavírus, a medida, no entanto, ainda não alcançou todos os cantos de Salvador. Em bairros populares é comum a presença de muita gente em um mesmo espaço, sem respeitar as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesses locais, é possível ver que as aglomerações nas ruas, praças e quadras ainda persiste.
Uma questão que preocupa bastante as autoridades, são as aglomerações em bancos e lotéricas. Isso porque, o banco da Caixa iniciou nesta quarta-feira (01), o pagamento do Saque-Aniversário aos mais de 530 mil trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Desse modo, muitas pessoas saíram de casa em busca dos benefícios.
Com bastante aglomeração, as agências bancárias formaram grandes filas. “Infelizmente tive que sair de casa hoje. Estou precisando muito desse dinheiro e não conto com outra alternativa. Acho que as instituições financeiras deveriam tentar outras formas de pagamento neste momento. Está todo mundo sem trabalhar direito e esse dinheiro acaba sendo uma solução”, disse a doméstica Alaíde Souza.
De acordo com a prefeitura, está sendo estudado um decreto, para que todos os bancos e instituições financeiras, delimitem uma distância entre os usuários dos estabelecimentos. “Iremos fazer um decreto onde as pessoas que precisam ir aos bancos, fiquem com a distância uma das outras, recomendada pela OMS,”.
Ainda de acordo com a prefeitura, aqueles que continuam realizando atividades físicas nas orlas da capital, também correm um grande risco. Desse modo, para ampliar o isolamento social, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), interditou oito academias de saúde ao ar livre.
Os equipamentos das praças do Imbuí, Nossa Senhora da Luz, Centenário, Ana Lúcia Magalhães, Lord Cochrane, João Mangabeira, Mussurunga e São Caetano foram interditados por conta do número de pessoas que frequentam os locais diariamente.
O presidente da Desal Marcílio Bastos, explicou que espaços públicos necessitam ser evitados devido às medidas de isolamento social. “A interdição de academias de saúde ao ar livre e de musculação estão sendo realizados nos locais onde há maior circulação de pessoas, criando assim uma zona de prevenção para que o vírus não se espalhe entre os soteropolitanos. Por isso, pedimos a colaboração de toda cidade”.
Vale lembrar que a prefeitura está realizando, ainda, uma força-tarefa que fiscaliza o cumprimento dos decretos municipais que visam o isolamento social como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus. Na última terça-feira (31), fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e policiais interditaram seis estabelecimentos que estavam em funcionamento na região de Cajazeiras.
A operação conjunta aconteceu após o prefeito ACM Neto solicitar junto ao governador Rui Costa o apoio da PM para fortalecer a fiscalização dos bairros periféricos. Os estabelecimentos interditados até o momento foram uma casa de show, duas barbearias e três bares. Além disso, a força-tarefa atuou para impedir aglomerações em locais como praças e quadras esportivas.
“É importante ampliar ainda mais a necessidade do isolamento social, como determina a OMS, o Ministério da Saúde e a própria Prefeitura. Por isso, foi solicitado o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado para compor essa operação conjunta, ampliando o poder de fiscalização. É importante lembrar que a Prefeitura não vai permitir o descumprimento dos decretos”, afirmou o secretário da Sedur Sérgio Guanabara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário