O grande dia festivo é 8 de dezembro, um domingo, mas as celebrações foram iniciadas mês passado
Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia
Por: Rayllanna Lima
Passado os festejos em homenagem à Santa Bárbara, os baianos se voltam para celebrar Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Mãe da Bahia. O grande dia festivo é 8 de dezembro, um domingo, mas as celebrações foram iniciadas mês passado. O novenário em homenagem à padroeira da Bahia começou no dia 29 de novembro, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, situada no Comércio, e segue até 7 de dezembro. O tema central é "470 anos de fé e devoção à Imaculada Conceição".
“A história do Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia se confunde com a história da cidade de Salvador. Ao chegar aqui para fundar esta cidade, em 1549, quis Tomé de Souza que fosse construída uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Neste ano de 2019, estamos celebrando 470 anos do início de uma devoção que mostra o carinho do povo soteropolitano e baiano à Mãe de Jesus, com um título que lembra ter sido ela, desde o primeiro instante de sua concepção, preservada imune de toda mancha da culpa original”, explica arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Nesta quinta-feira (5) será realizado o 7º dia do novenário, com programação a partir das 15h. No último dia, sábado (7), os fiéis se encontram na Basílica para orações já a partir das 7h. Por volta das 7h30 será realizada a Santa Missa com a Ladainha de Nossa Senhora. A programação só encerra após as 20h, com solene novena, cujo subtema é 'Imaculada Conceição, Mãe e Modelo da Igreja alegre, esperançosa e misericordiosa, protótipo do Reino definido'.
As celebrações no dia 8 de novembro começam a partir das 5h, com alvorada de fogos e solenidade comandada pelo padre Heldo Jorge dos Santos Pereira. A tradicional procissão pelas ruas do Comércio está marcada para às 10h30. Entre 12h30 e 16h ocorrerá a Feijoada da Imaculada. Às 9h, Dom Murilo preside a Concelebração Eucarística, acompanhado do coral da Basílica sob regência do maestro David Alves Tourinho.
Diante da vasta programação festiva, o reitor e pároco da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padre Adilton Pinto Lopes, deseja maior adesão dos fiéis. "O Brasil nasceu sob o olhar da Imaculada Conceição. São 470 anos de fé e devoção. Recordo a Santa Dulce dos Pobres, que por 8 anos esteve enterrada aqui na Basílica, uma grande devota da Imaculada Conceição. Como desejaria que aqui na Bahia, aqui em Salvador, se aumentasse a devoção dos baianos e soteropolitanos à Nossa Senhora da Conceição da Praia. Há anos que eu oro e evangelizo pedindo ao bom Deus esta graça", disse.
Devotos celebram Nossa Senhora da Conceição em Caixa D'Água e Itapuã
A Padroeira da Bahia também será celebrada pela Comunidade Nossa Senhora da Conceição, da Paróquia São Paulo Apóstolo, localizada no bairro de Caixa D'Água. A programação tem início com um tríduo preparatório entre 5 e 7 de dezembro, sempre com início às 19h. No dia festivo, haverá missas e batizados.
Também haverá uma programação especial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Itapuã. Com o tema 'Ave Maria, cheia de graça', as celebrações começaram dia 21 de novembro. No domingo, dia festivo, haverá alvorada e recitação do Ofício de Nossa Senhora. Missas serão realizadas ao longo de todo o dia. Às 18h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Hélio Pereira dos Santos, realiza Missa Solene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário