MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A “Hegemonia do Pensamento” em tempos de correção e de evolução


Caros amigos
“Hegemonia do Pensamento” é o mesmo que acreditar que uma só pessoa é a detentora da verdade.
“Filosoficamente”, a verdade foi enviada por Deus à Terra na forma de um espelho que se quebrou e se espalhou em pequenos cacos por todos os lugares. Diz o provérbio que cada um dos que encontram um pedaço da verdade, equivocadamente, acreditam ter encontrado toda ela.
Acreditar na verdade ou na filosofia de um só é o mesmo que render-se à Hegemonia do Pensamento ou, em outras palavras, à filosofia de um só, maniqueísta, irreal e escravizante.
O filósofo hegemônico faz todo esforço para desacreditar quaisquer pensamentos que se oponham ou que, minimamente, divirjam dos que criou, copiou ou adotou. Faz com que seus seguidores os tenham como únicos alicerces culturais das suas próprias retóricas.
A filosofia hegemônica não é necessariamente destrutiva ou má, mas a pré condição de ser única tira-lhe também as virtudes da evolução, da promoção do debate, do contraditorio, da dúvida, da construção do consenso e da santa e infinita procura por todos os cacos da verdade!.
Assim como as sociedades e os povos que buscam maturidade e evolução, conservando os valores que os caracterizam, o homem que individualmente queira ser útil ao meio e à coletividade em que vive não pode fixar-se no pensamento de um só.
Seria como desrespeitar a própria inteligência, a capacidade de pensar e o direito de fazer, acertar, errar, aprender, corrigir e evoluir.
Subordinar-se à um unico pensador é o mesmo que abdicar do livre-arbítrio, subordinado unicamente à Sabedoria de Deus, e da vida em liberdade com responsabilidade cívica e cristã.
Gen Paulo Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário