Foto: Divulgação
Atualmente 39 procedimentos podem ser feitos pela internet
Nós últimos quatro anos, os usuários dos serviços do
Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ganharam ferramentas
tecnológicas para regularizar a situação da habilitação e do veículo,
com mais comodidade. Atualmente, 39 procedimentos podem ser feitos pela
internet, por meio dos portais do órgão (detran.ba.gov.br) e do SAC
Digital (sacdigital.ba.gov.br), além do aplicativo para celular
Detran.BA Mobile, que ultrapassou um milhão de downloads. Entre as
inovações no período, se destacam o simulador de direção, a Unidade
Móvel da Escola Pública de Trânsito, a Central de Videomonitoramento
para Formação de Condutores, a carteira de habilitação digital, o
pagamento de dívidas no cartão de crédito e placa Mercosul. O cartão de
estacionamento para idosos, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE),
recadastramento online de veículos e transparência na arrecadação dos
valores de multas foram disponibilizados para a população. Estão em fase
final de implantação, a vistoria eletrônica e a versão digital do
documento do veículo. Para descentralizar as atividades, o Detran
informatizou 40 unidades de atendimento, no interior do estado, que
foram interligadas à base nacional de dados. Moradores de cidades
menores deixaram de se deslocar para centros maiores, em busca de
serviços, economizando tempo e dinheiro. Projetos de sinalização de
tráfego beneficiaram 37 municípios. Está em fase de teste, a nova
Central de Atendimento do Detran, no Shopping da Bahia, em Salvador. No
espaço de 1,5 mil metros quadrados, os usuários poderão realizar todos
os procedimentos de trânsito, com padrão SAC de qualidade. “É um
trabalho contínuo para melhorar a vida do cidadão, seguindo a
determinação do Governo do Estado. São avanços importantes, que
prepararam o órgão para o cumprimento das mudanças na legislação
federal, com o objetivo de aumentar a segurança viária”, explicou o
diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.
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