Pela primeira vez, uma
mulher indígena foi eleita deputada federal. Joênia Wapichana (Rede), de
43 anos, será um dos oito parlamentares federais por Roraima. Formada
em Direito, nasceu Joênia Batista de Carvalho, mas adotou como sobrenome
sua etnia. Segundo estimativas não oficiais, são 3,5 mil indígenas
wapichana no Norte do país.
Advogada, Joênia Wapichana se dedica à
defesa das causas dos povos indígenas, como a demarcação de terras, a
preservação da cultura, mais atenção para saúde e educação para as
etnias. Durante a campanha, ela também falou no fortalecimento dos
centros culturais para os indígenas.
Com o slogan Fazendo História Junto com
Todos para Melhorar a Vida dos Povos Indígenas, Joênia destacou como
prioridades a defesa dos direitos coletivos dos indígenas, o
desenvolvimento sustentável no Estado de Roraima, respeitando as
diversidades e o combate à corrupção.
Nas redes sociais, o ator Marcos
Palmeira postou um vídeo em que elogia Joênia. “É uma indígena,
importantíssima, para estar representando lá no Congresso”.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário