Os deputados federais eleitos por Minas já começam a organizar uma lista de demandas para o novo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), eleito com 57,7 milhões de votos. Entre as pautas a serem negociadas na tentativa de atrair verba federal ao Estado estão a duplicação da BR-381, a construção do metrô de BH e o refinanciamento da dívida estadual, estimada em R$ 100 bilhões.
A expectativa da bancada é a de que os governos estadual e federal mantenham uma relação mais alinhada ideologicamente e isso favoreça as negociações.
De acordo com o deputado Lincoln Portela (PR), um dos principais apoiadores de Bolsonaro em Minas, o primeiro momento será de avaliação dos atuais recursos estaduais e conversas com Romeu Zema (Novo), eleito governador no último domingo, para entender melhor a agenda do novo ocupante do Palácio da Liberdade. Após essa etapa, haverá um período de intensas negociações com a União, com o objetivo de atrair recursos.
“Esperamos que, desta vez, Minas receba um aporte mais substancial do que o que tivemos nos últimos anos, especialmente nos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer ”, disse.
Para ele, as prioridades são a renovação das viaturas policiais, a ampliação do metrô, a reforma do Anel Rodoviário e a conclusão da BR-381. “Vamos conversar muito para construir e elaborar um plano para essas obras”, afirmou.
Deputado federal eleito pelo mesmo partido de Zema, Lucas Gonzalez disse que a intenção é negociar com o governo federal respeitando os princípios do partido Novo. “Desejo que juntos possamos empreender projetos que vão beneficiar a todos os brasileiros. As propostas que estiverem de acordo com os princípios meus e do Novo serão bem-vindas”, declarou.
Ainda de acordo com os deputados ouvidos pelo Hoje em Dia, estão previstos encontros da bancada com o governador eleito, Romeu Zema, ainda nesta semana, para definir as principais demandas e como será a relação com o presidente eleito Jair Bolsonaro.