É cada vez maior a preocupação do brasileiro em relação à sua segurança e à segurança da sua família. Medos da violência das cidades, do futuro profissional, da crise financeira e de problemas de saúde são alguns dos que fazem parte da realidade de muitas pessoas. Para alcançar alguma tranquilidade na vida, o cidadão pode agir de várias formas, e a contratação do seguro de vida está entre elas. Para quem não sabe, o  seguro de vida é um contrato feito com uma seguradora para garantir proteção financeira aos familiares e/ou pessoas dependentes financeiramente, em caso de morte ou invalidez. Mas, diante de tantas opções, a tarefa de escolher a melhor pode ser muito difícil. 
Vários fatores devem ser levados em consideração no momento da escolha. É muito importante levantar todos os gastos que a família tenha e, só depois disso, escolher um valor de indenização que não fique tão abaixo do necessário para os dependentes. Além disso, as pessoas também devem observar com cuidado quais as coberturas essenciais para seu perfil. Confira quatro cuidados para tomar antes de contratar um seguro:
1) Ser transparente
É fundamental que nenhuma informação seja omitida. Em hipótese alguma minta ou omita alguma informação sobre condições de vida ou doenças pré-existentes. Isso pode levar o segurado a perder o direito à indenização. Dados de profissão, idade, tamanho da família e renda devem ser colocados no papel para que o valor da indenização seja calculado de forma precisa, mesmo que algumas condições sejam mais caras.
2) Analisar as coberturas
As coberturas de um seguro de vida podem abarcar outras situações, além da indenização em caso de morte, que é a mais comum. Antecipação especial por doença, invalidez permanente, total ou parcial por acidente, diária por incapacidade temporária (DIT) e diagnóstico de câncer são algumas das coberturas adicionais disponíveis, e que podem ser de extrema importância, já que também são situações muito difíceis para a família.

O preço vai variar de acordo com as coberturas selecionadas. A exclusão de uma cobertura que pareça não ser extremamente indispensável pode resultar em um grande prejuízo para o segurado e sua família. Liste de forma minuciosa quais são suas necessidades e também dos seus dependentes. Em alguns casos, as discrepâncias de valores são pequenas e as coberturas e benefícios adicionais fazem muita diferença.

3) Revisão da cobertura
Ainda é recomendável sempre revisar a cobertura ao renovar a apólice, o que pode ser feito anualmente ou em períodos maiores. As condições de vida, bem como as necessidades financeiras da família vão mudando com o passar do tempo. Todas essas mudanças devem ser levadas em conta para uma revisão de cobertura.

4) Consulta ao corretor
Por fim, é bom tentar que o processo de contratação do serviço seja feito com um corretor habilitado na Superintendência de Seguros Privados (Susep). É o profissional mais aquedado para auxiliar o contratante a encontrar a apólice mais em conta e o tipo mais adequado de cobertura, sempre de acordo com o respectivo perfil do cliente.

Fonte: Célebre Corretora de Saúde