ii-encontro-nacional-dos-advogados-do-sertao
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, a OAB Nacional, a OAB da Bahia e a OAB de Pernambuco realizam o 2º Encontro Nacional dos Advogados do Sertão. O evento acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, e reunirá advogados de todo o país para debater os desafios da advocacia na atualidade e as particularidades da atuação profissional da região. As inscrições seguem abertas no site centraleventos.oab.org.br/event/12.
Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, destacou que o sucesso da primeira edição, realizada em Juazeiro do Norte (CE), inspirou a continuação do evento. “Temos quase um milhão de advogados em um país continental. É claro que a profissão apresenta semelhanças, mas as diferenças também precisam ser abordadas e entendidas, o que será feito neste encontro”, afirmou.
Para o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, autor de uma ação civil pública na OAB Nacional contra a falta de políticas destinadas à preservação do Rio São Francisco, o encontro, além do debate jurídico, será fundamental para discutir as questões ligadas à recuperação da bacia hidrográfica na região. “Precisamos aproveitar a presença dos colegas para tratar da proteção do nosso São Francisco com viés jurídico, mas com fundamentação técnica também. As coisas não acontecem por acaso e a luta tem que ser travada em todos os ambientes, inclusive dentro da OAB”, destacou.
Com o apoio das subseções de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), o encontro prevê painéis sobre o Novo Código de Processo Civil, Processo Judicial Eletrônico, defesa das prerrogativas, igualdade de gênero e advocacia na mediação e arbitragem, além do painel “Velho Chico: Perspectivas e Soluções”. A conferência magna de abertura será proferida pelo membro honorário vitalício da Ordem, Cezar Britto, com o tema “Advocacia e Cidadania no Sertão”.