MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Fé, alegria e louvor marcam a abertura do 33º Cristoval em Santarém


Evento iniciou na tarde deste sábado (6) no Espaço Pérola do Tapajós.
Retiro católico encerrará na quarta-feira de Cinzas, 10 de fevereiro.

Aritana AguiarDo G1 Santarém
Cristoval é o maior retiro católico do oeste do Pará (Foto: Aritana Aguiar/G1)Cristoval é o maior retiro católico do oeste do Pará (Foto: Aritana Aguiar/G1)
A abertura da 33ª edição do Cristoval em Santarém, no oeste do Pará, neste sábado (6) foi marcada por muita fé, alegria e louvor. O momento contagiante começou antes da cerimônia de abertura, e depois continuou em preparação para missa presidida pelo bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale. O evento destaca este ano o tema “Vê a alegria que te vem de Deus”.

Mesmo sendo músicas cristãs, elas eram tocadas em ritmo de axé, forró que permitiam dançar, pular, até mesmo de dois em dois, como ocorreu no momento em que foi tocada a música “A dança da amizade”.
Louvor e animação envolveram todos os fieis (Foto: Aritana Aguiar/G1)Louvor e animação envolveram todos os fiéis
(Foto: Aritana Aguiar/G1)
A responsabilidade de conduzir esse momento de alegria e louvor por meio da música foi do Ministério de Música do Cristoval. A funcionária pública, Raqueline Queiroz, de 27 anos, faz parte da banda, ela recebeu o convite de ser a animadora do retiro durante os cinco dias. Para ela isso é uma grande missão. “É uma responsabilidade muito grande, mas entrego nas mãos de Deus porque foi ele quem fez esse convite, e com certeza ele irá me conduzir conforme seja sua vontade”, declarou.

A abertura do evento católico teve a participação de pessoas de diversas idades. De crianças a idosos, todos envolvidos com o carnaval com Cristo.

O coordenador do maior retiro católico do oeste do Pará, Natalino Silva, destacou que o Cristoval pretende transmitir às pessoas a alegria de Deus. “Uma alegria que não passa, que não é temporária, mas que permanece para sempre, que vem do espírito santo.(...) O problema é passageiro, só Deus permanece. Nossa vida é muito bela para vivermos perdendo tempo com os problemas, as preocupações. O importante é encher o nosso coração com a alegria de Deus.”

Dom Flávio destacou que o Cristoval é o centro de radiação de bênçãos, ao destacar que o evento é a unção que se dá aos cristãos e não cristãos de passar o carnaval pedindo bênçãos para si e para as outras pessoas.
O problema é passageiro, só Deus permanece. Nossa vida é muito bela para vivermos perdendo tempo com os problemas, as preocupações. O importante é encher o nosso coração com a alegria de Deus”
Coordenador do Cristoval, Natalino Silva
O Cristoval encerra dia 10 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas, quando inicia o período da Quaresma. Nesse dia haverá a missa presidida pelo bispo. “É um momento que nos preparamos para a Páscoa que é a fonte maior de alegria para o mundo todo”, disse o bispo.

O Cristoval está sendo marcante para a técnica em enfermagem Dara Brito, de 19 anos. Há dois anos ela veio de Almeirim, no oeste do estado, para dar continuidade aos estudos, e pela primeira vez participa do retiro católico sendo serva na equipe de saúde. “Para mim estar aqui é maravilho porque servir a Deus acima de tudo é magnifico. Como estou na saúde, por que não servir aos meus irmãos na minha área”, declarou ao garantir que sempre que puder estará participando do retiro como serva.

Cristoval 2016
O Cristoval é coordenador pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Santarém. O evento acontece de 6 a 10 de fevereiro, no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, com entrada gratuita.
Católicos dançam a música "A dança da amizade" (Foto: Aritana Aguiar/G1)Católicos dançam a música "A dança da amizade" (Foto: Aritana Aguiar/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário