MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Oficina gratuita de bonecos gigantes permanece em Salvador até o dia 11/03


O projeto é vencedor do Edital de Patrimônio da Secretaria de Cultural do Estado (Secult), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia

Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Gov/BA
Oficina de Bonecos "Lugar de Gigantes", sob coordenação de Alessandra Flores
A partir desta segunda-feira (29) até o próximo dia 11 de março, acontece no Forte de Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador, a Oficina de Bonecos “Lugar de Gigantes”, sob coordenação de Alessandra Flores.

Mestre em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), formada em teatro pela École Philippe Gaulier, de Londres, Alessandra se especializou na construção de bonecos gigantes no Kosovo, Bósnia, Croácia e Índia.

As oficinas são gratuitas e serão realizadas sempre das 14h às 18h, no auditório do Forte do Santo Antônio. Até o início de maio, o projeto continua em outros bairros de Salvador e até em cidades do interior.
Nas oficinas, os bonecos serão construídos inspirados em histórias locais, personagens dos bairros, acontecimentos curiosos, antigas lendas urbanas e místicas.

O projeto é vencedor do Edital de Patrimônio da Secretaria de Cultural do Estado (Secult), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.
De acordo com Alessandra, que é a proponente-coordenadora da iniciativa, o objetivo do projeto supera a criação de bonecos.

“Encontro entre alunos, troca de informações, história das pessoas e locais aumentam a sensação de pertencimento e ampliam o objetivo”, explica.
De acordo com o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira, os editais de patrimônio “atendem vasta demanda, desde ações de proteção aos bens imateriais, como manifestações, ofícios e modos do fazer culturais, até projetos arquitetônicos, obras de restauração, livros, cartilhas, videodocumentários e educação patrimonial”.
Quem quiser conhecer a iniciativa poderá ver o final de uma das etapas, no próximo dia 12, às 16h: um cortejo de bonecos no bairro de Santo Antônio, saindo do forte.

Os interessados em participar ainda podem se inscrever na oficina do bairro de Alagados, que acontece de 28 de março a 14 de abril, das 9h às 12h, no Espaço Cultural dos Alagados. No dia 15 de abril acontece o cortejo de bonecos de Alagados. Já no dia 17 de abril, às 10h, todos os bonecos estarão reunidos no Dique do Tororó para o “Encontro de Gigantes”.
A oficina também será realizada nos municípios de Cachoeira e São Félix, no recôncavo, entre 19 e 27 de abril. O “Encontro de Gigantes” de lá ocorre no dia 1º de maio, na ponte Dom Pedro II, que liga as duas cidades. Mais informações sobre as oficinas nos telefones: (71) 99999-2930, 99272-0745 e 98864-1906.

Nenhum comentário:

Postar um comentário