MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Futuro do PT depende das eleições municipais deste ano


Charge do Benett, reprodução da Folha
Natuza Nery
Painel da Folha
Políticos do PT, muitos deles com mandato, deflagraram no fim do ano passado sondagens para a criação de um novo partido. Nos últimos meses, as discussões envolveram cerca de 25 parlamentares, todos eles insatisfeitos com os rumos da legenda nesses tempos de crise. Movimentos sociais também foram acionados para discutir, de forma reservada, a proposta. Dissidentes afirmam que a ideia é retomar as conversas após as eleições municipais deste ano.
Dirigentes do PT têm conhecimento da operação, mas colocam panos quentes. “Isso ficou forte na época do Eduardo Cunha [quanto o governo ainda defendia o diálogo com ele], mas já diminuiu”, disse um petista graúdo.
O ex-governador Tarso Genro (RS), que esteve em algumas das reuniões para tratar do tema, afirma ser “natural” debater o assunto em um período “de grave crise partidária”, mas diz que agora não é o momento para discutir a proposta.
“Sem reestruturar o sistema político, partidos presentes e futuros terão os mesmos problemas”, defendeu Genro.
PROGRAMA NACIONAL
No PT e na Esplanada, a conclusão é a mesma: o Instituto Lula subestimou a ofensiva contra o ex-presidente.
Para animar, o PT convidou Lula a participar do programa nacional que o partido veiculará na TV nesta terça-feira. A peça foi produzida pelo marqueteiro Edinho Barbosa. Aguarda-se novo panelaço/buzinaço.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Não haverá debandada, por enquanto, na tal “janela do troca-troca”, que a classe política inventou. Os parlamentares federais e estaduais do PT que estão insatisfeitos devem aguardar o desfecho das eleições municipais em outubro, para decidir o que fazer. Podem esperar mais um ano para abandonar o partido e não terão dificuldades para justificar a saída, mesmo que não criem uma nova legenda: basta alegar à Justiça Eleitoral, na forma da lei, que o PT descumpriu seu programa e se tornou uma legenda marcada pela corrupção. Quanto ao futuro do PT, depende exclusivamente de um homem chamado Lula, que ainda tem muitos milhões de admiradores, apesar de todos os malfeitos e da corrupção a que conduziu um partido que já foi limpo. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário