MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de fevereiro de 2016

2ª noite de carnaval em Santarém tem crítica à corrupção e homenagens


Noite de carnaval na orla teve mudança na programação, atraso e chuva.
Pulga, Unidos da Interventoria e Cacique desfilaram na Avenida Tapajós.

Karla LimaDo G1 Santarém
A segunda noite de carnaval na orla de Santarém, oeste do Pará, foi marcada pelo desfile dos blocos de enredo da Associação das Agremiações Carnavalescas (Asac). Por meio de alegorias e fantasias, os grupos criticaram a corrupção, e homenagearam os professores e um ex-prefeito da cidade.
Bloco da Pulga
Com alteração na programação, atraso de 2 horas e devido a problemas em um carro alegórico do Bloco Unidos da Interventoria, a primeira equipe de enredo que desfilou no corredor da folia, na Avenida Tapajós, foi o Bloco da Pulga. Com o tema: “Pulga...veraz que um filho teu não foge a luta... sou brasileiro não desisto nunca”, o grupo “alfinetou” a política no país fazendo uma crítica a corrupção.
Bloco da Pulga carnaval 2016 (Foto: Karla Lima/G1)Carro alegórico em formato de dragão simbolizou o "devorador" da saúde, educação e cultura (Foto: Karla Lima/G1)
A comissão de frente simbolizou o povo representado por palhaços manipulados pelos políticos fantasiados de terno e gravata. O primeiro carro alegórico era constituído por um dragão que representou o “devorador” da saúde, educação e cultura. Nos detalhes, o carro tinha teias de aranha e ratos que simbolizaram os momentos ruins vividos no país.
A bateria foi outro destaque da “Pulga”. Vestidos de ladrões, os tocadores representaram a “roubalheira” que ocorre no país. A maioria dos integrantes foi fantasiado com roupas nas cores da bandeira do Brasil (ver, amarelo, azul e branco). O desfile do bloco encerrou com um carro alegórico que simbolizou o congresso nacional em Brasília.
Bateria da Pulga foi com fantasia de ladrão para criticar a "roubalheira" no país (Foto: Karla Lima/G1)Bateria da Pulga foi com fantasia de ladrão para criticar a "roubalheira" no país (Foto: Karla Lima/G1)
Unidos da Interventoria
A segunda agremiação a se apresentar foi a Unidos da Interventoria. Com 150 integrantes, o grupo entrou na Avenida por volta de meia-noite. Um carro alegórico com uma águia – símbolo do bloco – fez a abertura do desfile da Interventoria. Após alguns minutos no corredor da folia, a equipe foi surpreendida com a chuva, mas seguiu com a apresentação.
Homenageado foi como destaque em um carro alegórico (Foto: Karla Lima/G1)Homenageado foi como destaque em um carro alegórico (Foto: Karla Lima/G1)
Com o tema “Ex-prefeito Ronan Liberal”, o grupo levou para avenida carros alegóricos que simbolizaram prédios públicos como a Câmara de Vereadores, Prefeitura e Mercadão 2000. O homenageado desfilou como destaque em um dos veículos.
Bloco Unidos da Interventoria 2016 (Foto: Karla Lima/G1)Bloco Unidos da Interventoria 2016 (Foto: Karla Lima/G1)
Cacique da Prainha
O grupo de enredo que encerrou os desfiles foi o bloco Cacique da Prainha. Com apenas um carro alegórico em formato de índio, simbolizando o grupo, o bloco homenageou os professores.  Um trecho da letra da música diz: “Ei, professor! Profissional trabalhador. Aqui fica o recado. Por tudo obrigado. Pelo que foi ensinado. Por você com muito amor”.
Cacique da Prainha levou para avendia apena sum carro alegórico (Foto: Karla Lima/G1)Cacique da Prainha levou para avendia apena sum carro alegórico (Foto: Karla Lima/G1)
A comissão de frente, formada por estudantes chamou atenção do público com a mensagem “Parabéns Professor” que foi formada com letras que surgiam no capelo dos estudantes.
A noite também contou com o desfile dos blocos de empolgação da Secretaria de Saúde, Cruz de Malta e Linguarudo.
Comissão de frente levou mensagem de “Parabéns Professor” (Foto: Karla Lima/G1)Comissão de frente levou mensagem de “Parabéns Professor” (Foto: Karla Lima/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário