MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de novembro de 2015

Produção de beiju gera renda extra para famílias de São Mateus, ES


Famílias de descendentes de quilombolas passam a tradição por gerações.
Iguaria é feita com fécula extraída da mandioca.

Do G1 ES
Beiju é produzido coletivamente em São Mateus (Foto: Divulagação/ Secretaria de Agricutura de São Mateus)Beiju é produzido coletivamente (Foto: Divulgação/
Sec. de Agricutura de São Mateus)
O beiju, iguaria feita com fécula extraída da mandioca, serve de renda extra para muitas família descendentes de quilombolas em São Mateus, na região Norte do Espírito Santo. O ofício é passado de geração a geração em famílias da região.
O farinheiro e beijuzeiro Domingos da Penha, morador da comunidade de Divino Espírito Santo, exerce o ofício há mais de 40 anos. Ele aprendeu com os pais e já transmitiu o conhecimento para os filhos, que o ajudam na produção. A maior parte da renda familiar vem da venda de beiju, segundo Domingos.
A comunidade onde vive é pioneira na produção de beiju e cerca de 40% das famílias movimentam a economia baseada nesta tradição.
   
Domingos vende o produto na feira do município, mas, visando ampliar a produção e o lucro, ele está emitindo a documentação necessária para que seja um fornecedor formal. “Vendendo beiju artesanal eu garanto uma vida melhor para a minha família e mantenho a tradição aprendida com meus pais”, declarou.
   
Segredos
No trabalho, Domingos conta com a ajuda da esposa Maria do Carmo. Ela afirma que não há nenhum segredo para o sucesso do beiju feito pela família. “Mas não abrimos mão da  higiene do local onde trabalhamos. Temos muito cuidado com a goma, desde a hora de fazê-la até quando entregamos nas mãos dos consumidores. Acredito que esse cuidado é reconhecido e, por isso é que muitos clientes acabam voltando para comprar nosso produto, especialmente os turistas”, contou.
   
Quilombolas e o beiju
A tradição de fazer o beiju nas comunidades quilombolas passa de geração a geração, entre mulheres, homens e crianças visando preservar e não deixar perder as raízes. Para eles, a importância do beiju vai além do alimento ou fonte de renda: é um símbolo de resistência.
  •  
Beiju é produzido em comunidade do Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Governo do Espírito Santo)Beiju é produzido em comunidade do Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Governo do Espírito Santo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário