MEDIÇÃO DE TERRA

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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Primeiro trem turístico interestadual do país precisa de R$ 350 mil para circular


Cristina Barroca - Hoje em Dia


Divulgação
Primeiro trem turístico interestadual do país precisa de R$ 350 mil para circular

Minas Gerais está prestes a ganhar o primeiro trem turístico interestadual do país, que deve ligar a cidade de Cataguases, na Zona da Mata, à Três Rios, no Rio de Janeiro. Batizado pelos idealizadores de Expresso Trem da Terra, a previsão é que a locomotiva seja colocada em circulação em 2016. O projeto envolve ainda mais seis cidades: Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em MG e Sapucaia, no RJ.

A ferrovia a ser preservada chega a 180 quilômetros e o investimento previsto é de R$ 350 mil. "É um projeto de custo baixo, se você pensar no benefício que vai trazer á Zona da Mata e ao Centro-Sul do Rio", diz o presidente da Organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento. O projeto estima que a área de influência desse projeto atinja cerca de 4 milhões de pessoas.

Apesar do projeto estar bem encaminhado e a estrutura necessária estar avançada, ainda é necessário fazer o levantamento desse capital para colocar o trem em circulação. A estimativa é que até o primeiro semestre do próximo ano esses entraves se resolvam, segundo Nascimento. "Já recebemos algumas propostas da iniciativa privada que estão em avaliação, mas estamos ainda abertos para novas. Aceitamos fazer permutas, inclusive", afirmou o responsável pelo Trem da Terra.

A valorização da cultura, história e gastronomia local de cada uma das cidades envolvidas também fazem parte do projeto. A ideia é valorizar cada uma dessas riquezas oferecendo uma estrutura turística para o município e fazer movimentar a economia na região. A estimativa dos idealizadores é que o projeto gere cerca de 500 empregos, seja para trabalhar diretamente com o transporte ferroviário e manutenção, mas também no ramo hoteleiro, restaurantes, artesanato, e diversas outras atividades.

A princípio, segundo Paulo Henrique, o transporte deve embarcar 240 passageiros por viagem, e poderá ser feito o percurso completo ou apenas alguns trechos. O trajeto completo deve durar em torno de 5 horas. "As locomotivas e os vagões estão em ótimo estado, vão precisar de revisões simples", afirma otimista o presidente da ONG. "É uma grande oportunidade para o país em ter uma atração turística por meio do resgate do transporte ferroviário", emenda.
O grande diferencial do trem turísticos para os regulares, como o que faz o trajeto Belo Horizonte/Minas-Vitória/Espírito Santo, que apenas transporta passageiro regularmente, é que o Trem da Terra, além de atrações dentro dos vagões, como peças teatrais, venda de artesanato, apresentações musicais e outras atividades culturais, ele para nas cidades envolvidas no trajeto e segue para um roteiro turístico no local. O trem Minas-Rio pretende funcionar apenas aos finais de semana e feriados.

Os detentores da iniciativa receberam no mês passado, duas locomotivas EMAQ MX do Ministério dos Transportes, entregue pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Estão envolvidos no projeto o Governo Federal, por meio do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, em parceria com o Ministério do Transporte, o DNIT e a Inventariança da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), além do Governo de Minas com apoio das prefeituras das cidades que estão no roteiro, empresários, políticos e voluntários.

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