MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de novembro de 2015

Outlets desconhecem crise e vendem mais


Abrasce espera aumento de 6% 

por
Albenísio Fonseca
Publicada em TRIBUNA DA  BAHIA
Em meio à notória queda de vendas e consequente desemprego na maioria dos setores do comércio, os outlet centers vivem uma realidade diferente: as vendas seguem normais e há até mesmo contratações, como acaba de ocorrer no Rio de Janeiro, com a inauguração de mais um desses centros de vendas, gerando cerca de três mil empregos diretos e indiretos.
Outlet é a denominação para um mercado de vendas a varejo, no qual os produtores e indústrias vendem seus produtos diretamente ao público, e geralmente com um preço inferior ao que é oferecido nas lojas. As lojas são abertas como num shopping, mas geralmente localizam-se nas saídas de grandes cidades ou regiões metropolitanas, por isso o nome outlet, que em inglês significa saída, passagem, escoadouro e mercado. Em Salvador e Região Metropolitana, existem dois: o Outlet Premium, localizado na Estrada do Coco, e o Outlet Center Bahia, no bairro do Uruguai.
De acordo com Alexandre Dias, presidente nacional da General Shopping do Brasil, que administra o Outlet Premium, “desde a inauguração do Outlet Premium São Paulo, em 2009, esta é a primeira vez que o país passa por crise econômica desse tipo. E podemos dizer que temos caminhado bem, mesmo em meio a um cenário não tão favorável.”
Ele explica que “o outlet é um equipamento que funciona bem tanto na época de em que a economia está bem, como em épocas de crise. Quando a crise acontece, as pessoas que consumiam determinadas marcas consagradas passam a procurar o Outlet Premium para continuar a se vestir com as marcas que gosta e pagando bem menos por isso. Além disso, com a alta do dólar, muita gente deixou de viajar para fazer compras no exterior e tem encontrado no outlet uma excelente opção de compras, e assim fica muito mais vantajoso comprar aqui do que arcar com as despesas da viagem e ainda assim comprar lá fora.”

FIM DE ANO
Ainda de acordo com Alexandre Dias, o setor de outlets tem até mesmo ido na contramão da tendência atual do comércio e contrata pessoal, em meio à crise: “Na última quinta-feira (22), a General Shopping Brasil inaugurou o Outlet Premium Rio de Janeiro, e foram cerca de três mil empregos diretos e indiretos criados. Além disso, agora com o Natal e as férias de janeiro, os lojistas de São Paulo, Brasília e Salvador iniciam as contratações de temporários para reforçar a equipe de vendedores.”
Finalmente, o presidente da General Shopping do Brasil informa que as vantagens de comprar nos outlets são muitas: “O consumidor pode encontrar produtos de marcas consagradas com até 80% de desconto. Além disso, as lojas oferecem opções de parcelamento das compras (o que não é possível quando as compras são feitas no exterior).”
Em relação à perspectiva de vendas para este final de ano, Alexandre Dias diz que “não abrimos números, mas a nossa expectativa é positiva, até porque o consumidor tem se acostumado ao modelo do Outlet Premium e tem se tornado mais frequente nos empreendimentos.”
Abrasce espera aumento de 6% 
O coordenador regional da Associação Brasileira dos Shopping Centers (ABRASCE), Edson Piaggio, preferiu não comentar a questão dos outlet centers. Segundo ele, “os únicos dois empreendimentos deste tipo existentes na Bahia não são filiados à nossa associação e nós só comentamos o que diz repeito a quem é ligdo a nós.”
No entanto, ele disse que o setor de shoppings centers na Bahia, mais especificamente em Salvador, espera um crescimento de vendas, neste fim de ano, em torno de 6% maior que o índice do ano passado.
“Historicamente, os shopping centers sofrem mens o impacto de crises”, disse Piaggio, frisando, aliás, que os shoppings são “os últimos que sofrem efeitos desse tipo de situação, e os primeiros que saem da crise.”
Para o presidente regional da Abrasce, isso se deve ao fato de tais centros de compras oferecerem mais do que apenas comércio. “Há toda uma gama de serviços, inclusive de lazer, que atrai consumidores. Além disso, devemos considerar o estacionamentro fácil e a segurança.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário